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Quatro dicas de como gerenciar as mensagens do WhatsApp Business

O WhatsApp deixou de ser um aplicativo de conversas instantâneas apenas para o uso pessoal. Nos últimos anos, a versão empresarial do app tem crescido cada vez mais. Por este motivo, o correto gerenciamento de mensagens do WhatsApp Business se tornou fundamental. Quando o assunto é atendimento ao cliente, não se pode deixar os clientes … Continued
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Imagem Freepik

O deixou de ser um aplicativo de conversas instantâneas apenas para o uso pessoal. Nos últimos anos, a versão empresarial do app tem crescido cada vez mais. Por este motivo, o correto gerenciamento de mensagens do WhatsApp Business se tornou fundamental.

Quando o assunto é atendimento ao cliente, não se pode deixar os clientes esperando por muito tempo. Ou pior, que não se tenha informações básicas para o cliente conseguir obter um suporte adequado. Assim, a troca de mensagens do WhatsApp Business deve ser tratada de forma profissional e empenhada.

Mas antes de falarmos sobre o gerenciamento de mensagens, também é importante fazer o backup de conversas do aparelho diariamente. Caso ocorra algum bug no celular, com o backup é possível recuperar as conversas com seus clientes.

Agora, confira as 4 dicas que reunimos para te ajudar a gerenciar suas mensagens do WhatsApp Business!

1.  Monte um perfil corporativo

Antes de tudo, o passo mais importante para gerenciar mensagens do WhatsApp Business está no perfil corporativo de sua empresa.

Um perfil comercial é fundamental para reunir todas as informações de contato que seus clientes precisam ter. Ou seja, é ideal que você tenha dados como endereço, telefone, horário de funcionamento, e-mail, site e logo na foto de perfil.

Para além desses dados, também é importante colocar uma foto de perfil que tenha o logo da sua empresa. Sem contar que o acesso rápido dessas informações confere credibilidade, profissionalismo e confiança ao seu negócio.

Outra função interessante do perfil corporativo no WhatsApp Business é o catálogo de produtos, com fotos dos produtos e serviços. Para o cliente que está buscando inspiração para realizar o seu pedido, fotos de outros produtos podem ajudar bastante.

Imagem Partoo

2. Crie respostas rápidas

O gerenciamento de mensagens do WhatsApp Business é indispensável para aprimorar esse canal de atendimento ao cliente. E a configuração de respostas rápidas no chat é uma ótima forma de manter um contato ativo com seus clientes.

Com esse recurso você pode deixar respostas prontas configuradas no aplicativo, e adicionar comandos próprios ao chat. Por exemplo, pelo WhatsApp Business Web é possível acessar esse recurso utilizando o comando “/” na barra de mensagens.

Na barra de mensagens, o App mostrará as opções de respostas rápidas cadastradas, o que agiliza o atendimento ao evitar o envio de mensagens longas manualmente.

Pode-se utilizar opções como: resposta de saudação, de agradecimento ou qualquer categoria que você precisar.

3. Utilize etiquetas organizadoras

As etiquetas organizadoras são outra função ideal para organizar suas mensagens do WhatsApp Business.

Com uso das etiquetas você pode gerenciar as mensagens do WhatsApp Business com mais facilidade e rapidez. A organização pode ser personalizada, com a possibilidade do uso de cores para cada categoria de atendimento.

Pode-se usar as etiquetas para classificar as mensagens do WhatsApp Business em:

• Clientes novos e antigos.

• Atendimento urgente.

• Pedidos finalizados.

• Para status de pagamento, seja para os realizados ou que estejam com pagamento pendente.

Caso você precise trocar de celular, não é necessário se preocupar em perder todas as mensagens organizadas. O aplicativo MobileTrans da Wondershare é ideal para a transferência de WhatsApp sem a perda de dados.

Isso porque, a ferramenta permite transferir informações de um equipamento para o outro com total praticidade e segurança. Basta baixar o programa, conectar os celulares e selecionar o que você quer exportar de um smartphone para o outro.

Imagem MobileTrans

Você também pode fazer o backup do smartphone no computador com o MobileTrans. Por ter um sistema inteligente, ele salva somente o que é novo no celular, evitando duplicidade de arquivos.

4. Envio de mensagens automáticas

Esse recurso de mensagens do WhatsApp Business é ideal para otimizar o atendimento ao cliente.

Com o envio de mensagens automáticas, você evita que seus clientes esperem muito tempo por uma resposta. Em termos de negócio, não é recomendável deixar que o longo período de espera seja associado com a sua empresa.

Para evitar essa imagem negativa da sua marca, esse recurso possui diversas funções que podem te ajudar. Isto é, permite o envio de mensagens automáticas fora do horário comercial, ideal para informar ao cliente quando o contato pode ser retomado

Além de ser possível mandar mensagens para todos os seus contatos, indicando se o seu negócio entrará em uma pausa. Ou se por determinados dias o atendimento será reduzido, em função de um feriado ou por alguma emergência.

Vantagens e desvantagens do WhatsApp Business

Por último, reunimos para você uma lista com as vantagens e desvantagens de se ter um WhatsApp Business.

Caso haja dúvidas sobre o uso ou não deste recurso no seu negócio, confira essa lista antes de tomar sua decisão!

Vantagens

• Automação do Atendimento.

• Praticidade no envio de respostas.

• Análise estatística das mensagens.

• Mobilidade na troca de informações.

Desvantagens

• Limitação na automatização.

• Poucas métricas de atendimento.

• Sem sistema de armazenamento para o contato dos clientes.

Imagem Freepik

Agora que você conhece dicas de como gerenciar as mensagens do WhatsApp Business, é a hora de utilizar esta ferramenta!

Além da praticidade do WhatsApp Business, a possibilidade de combiná-lo com outras ferramentas, como o MobileTrans, também é interessante. Isso proporciona mais facilidade e segurança no uso de dados e informações.

Para pequenos negócios, a otimização de atendimento ao cliente com aplicativos como o WhatsApp é imprescindível. Com o gerenciamento correto, você pode aprimorar suas habilidades de atendimento.

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