Quando você pensa em um roteiro pelo Egito, pode ser que as primeiras imagens que venham à cabeça sejam as pirâmides. Embora nenhuma incursão pelo país seja completa sem conhecer as pirâmides, esfinge, templos e mercados, os pacotes para o Egito têm sido moldados de forma a explorar suas potencialidades. Por exemplo, passeios de balão, cruzeiros e dias sob o sol em um resort.

Porém, há pontos turísticos do Egito de beleza exuberante, de litoral a templos, passando por passeios inesquecíveis.

Se planeja uma viagem à terra de Cleópatra e dos faraós, confira seis pontos turísticos do Egito de beleza exuberante que não podem faltar no seu roteiro.   

12 pontos turísticos no Egito de beleza exuberante

1 – Rio Nilo – Cruzeiro

O lendário Rio Nilo, cuja importância econômica para o país é inquestionável, pode ser contemplado de formas diversas. Por exemplo, um cruzeiro partindo de Aswan e seguindo até Luxor (ou o roteiro inverso). No trajeto, você conhece os templos imponentes do país, como Karnak, Sobek e Horus.

E, falando em lenda, segundo a mitologia egípcia, anualmente, as lágrimas da deusa Ísis faziam com que o rio transbordasse. Por isso, até hoje, é celebrado um festival chamado Night of the Teardrop, ou Noite da Lágrima Caída. 

2 – Mercado de Khan El Khalili 

A maior feira popular do Cairo, o Mercado de Khan El Khalili é um espetáculo de vendas a céu aberto. São papiros, roupas, tecidos, jóias, cristais e lembrancinhas, além de bares e restaurantes espalhados pelas ruas cruzadas.

Mas, ainda que seja um dos pontos turísticos exuberantes do Egito, graças às cores e à arquitetura, trata-se de um lugar cujos produtos têm preço inflacionado. Então, vale a pena pedir um desconto nas mercadorias pelas quais se interessar. 

3 – Hurghada

Imagem: Pacotesparaegito.com

Banhada pelo Mar Vermelho, Hurghada é reconhecida como um dos melhores pontos de mergulho no mundo. Com resorts e restaurantes ao longo da costa, a cidade também é destino para quem gosta de snorkel e outros esportes aquáticos.

4 – Kom Ombo

Imagem: Pacotesparaegito.com

Voltando ao cruzeiro pelo Nilo, um dos pontos turísticos do Egito de beleza exuberante que podem ser visitados é o Templo Kom Ombo. Com mais de dois mil anos de história, é dedicado a duas divindades – Sobek, deus crocodilo da fertilidade, e Horus, o deus falcão.

Por isso, cada metade da construção traz inscrições para um dos deuses. E, para completar o passeio, visite o Museu do Crocodilo, com sarcófagos e até múmias de crocodilos (aliás, você sabia que isso existia?). 

5 – Sharm el Sheik

Imagem: Pacotesparaegito.com

Mais uma prova de que o litoral exibe pontos turísticos do Egito de beleza exuberante, Sharm el Sheik também é referência em mergulho. Por isso, resorts e hotéis de grande porte se instalaram no balneário para receber, principalmente, famílias egípcias e de países do Oriente Médio.

6 – Vale dos Reis

Além das pirâmides e templos, uma das melhores formas de conhecer e compreender a história, bem como a mitologia egípcia, é visitando o Vale dos Reis. Só para ilustrar, lá foram encontrados tesouros de Tutancâmon, além de repousar os restos mortais de faraós em algumas das tumbas mais bem preservadas.

Inclusive, tais tumbas podem ser visitadas, um passeio que vale a pena, pois o interior delas é incrível. Apenas se lembre de comprar uma autorização para tirar fotos dentro delas, bem como um ingresso à parte para visitar a tumba de Tutancâmon. A propósito, há fiscais que acompanham os turistas para evitar fotografias não autorizadas.  

7 – Vale das Rainhas

A Vale das Rainhas é a necrópole onde estão sepultadas princesas e esposas dos faraós do Império Novo. São mais de 60 tumbas, descobertas no início do século XX, sendo que a mais conhecida é, sem dúvidas, de Nefertari.

Esposa predileta de Ramsés II, a tumba foi construída em 1290 a.C. com 27 metros de profundidade. Porém, a estrutura encontra-se fechada e não há previsão de reabertura. 

8 – Templo de Hatshepsut

A rainha Hatshepsut foi a mulher cujo reinado foi o mais antigo do Egito Antigo. Deste modo, é considerada ainda mais poderosa do que Nefertiti e Cleópatra, ainda que a fama das duas seja maior. 

O reinado da rainha durou 22 anos, ainda que fosse “provisório”, até que seu sobrinho tivesse idade suficiente para governar o país. Vale destacar que o período foi de extrema importância para o país, tanto que inspirou a construção de um templo até mesmo fora do Vale das Rainhas.

A construção tem três andares com uma rampa de acesso e jardim que abriga espécies de fauna e flora provenientes de todo o mundo.

9 – Templo de Philae

Imagem: Pacotesparaegito.com

O Templo de Philae fica em Aswan e foi construído em homenagem à deusa Ísis. Um de seus diferenciais é trazer características egípcias e gregas na arquitetura, como as colunas. Por outro lado, na ponta de cada uma, há uma flor de lótus, símbolo do Egito. 

As paredes trazem inscrições e carregam ar bem mais feminino. Outro ponto que o faz ser exuberante é o caminho feito de barco até lá, partindo de Shallal. Ainda que curto, o trajeto até a ilha é bem bonito.

Por ser o único grande templo levantado para uma deusa, era cuidado por sacerdotisas. Ademais, diz-se ter sido frequentado por Cleópatra.

10 – Museu Egípcio

Um dos melhores lugares para conhecer a história do Egito Antigo, o Museu Egípcio, no Cairo, tem acervo com mais de 120 mil peças. Uma boa parte delas foi extraída das escavações feitas por arqueólogos em todo o país.

Entre as peças expostas, estão utensílios, estátuas, múmias e sarcófagos. Porém, aqui vai uma observação. As múmias ficam em uma sala só para elas e, para conhecê-las, é preciso adquirir um ingresso à parte.

Também, há uma sala inteiramente dedicada ao Faraó Tutancâmon, inclusive os ornamentos funerários que serviram para guardar o corpo, bem como sua máscara mortuária de ouro.  

11 – Deir El-Bahari

Outro dos pontos turísticos do Egito de beleza exuberante é este complexo de templos mortuários e sepulturas. Ainda que sua finalidade seja um tanto quanto mórbida, o que impressiona é o tamanho e a imponência da construção.

Situado próximo à Luxor, o complexo fica bem próximo às margens do Nilo e do Vale dos Reis. Inicialmente, foi levantado em homenagem ao Deus Rá (Deus Sol). Há uma escadaria ladeada por colunas que deixam a construção ainda mais marcante e vista de qualquer ponto.

Um dos destaques é o templo mortuário de Hatshepsut, ou Djesser-Djeseru (maravilha das maravilhas).   

12 – Luxor – Passeio de Balão

Imagem: Pacotesparaegito.com

O passeio de balão em Luxor é, sem dúvidas, a oportunidade de ver, de cima, alguns dos pontos turísticos do Egito de beleza exuberante. A partida é da margem ocidental do Rio Nilo e o recomendável é começar já bem cedo. Assim, você pode aproveitar os primeiros raios de sol.

E não se preocupe com o horário, pois os traslados buscam os passageiros ainda de madrugada nos hotéis com direção ao cais. De lá, saem os barcos para a outra margem do rio, onde os futuros embarcantes tomam café da manhã.

Por certo, há vários outros pontos turísticos do Egito de beleza exuberante, tais como as Pirâmides de Gizé, a esfinge, os templos e sítios arqueológicos. Porém, aqui focamos em outras experiências que permitem se aproximar da grandeza desta civilização de tamanha importância histórica para a humanidade.