As 5 melhores dicas para estudar para concurso pelo computador
Se você tem um computador, tem uma ferramenta incrível para aprender! Veja dicas para estudar para concurso pelo computador e potencializar seus resultados
Conteúdo de Marca –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Se preparar para concurso público é algo que exige dedicação e persistência. O que pode tornar todo esse processo mais simples é usar ferramentas tecnológicas a seu favor. E você sabia que existem dicas para estudar para concurso pelo computador?
A verdade é que existem vários recursos disponíveis na internet e em softwares para instalar no seu computador, que podem te ajudar não só a manter o foco, mas a fixar o conteúdo que você já aprendeu.
Por isso, se você tem um computador e vai utilizá-lo para estudar para concurso público, não deixe de conhecer as 5 melhores dicas que selecionamos. Elas vão potencializar o seu aprendizado e otimizar o seu tempo. Confira!
1. Faça anotações em texto
Depois de ler um conteúdo, o que você costuma fazer? Se a resposta for: fechar o livro ou o PDF e “continuar a vida”, saiba que você está desperdiçando uma chance de fixar o que aprendeu!
Isso porque, nosso cérebro recebe milhares de estímulos diariamente. Se você não fizer um esforço consciente para internalizar o que aprendeu, provavelmente vai se esquecer do que estudou em pouco tempo.
Uma boa dica para estudar pelo computador é sempre fazer anotações em texto, com os insights mais importantes e que você lembra.
Vale criar uma pastinha para manter somente esses arquivos. E se você excluir alguma anotação sem querer, tenha em mente que ferramentas como o Wondershare Recoverit são capazes de recuperar arquivos deletados.
2. Tire prints da tela do computador
Para muita gente, a melhor forma de estudar é acompanhando videoaulas na internet. De fato, existem centenas de produtores de conteúdo que disponibilizam lições completas no YouTube.
E, para não precisar anotar tudo à mão, você pode tirar prints do que aparece na tela do computador, salvando em uma pasta própria para isso.
No Google Chrome, você pode baixar um plugin como o Nimbus Screenshot, que permite que você tire prints de objetos selecionados e salve o arquivo em formato de imagem.
Caso você perca alguma dessas imagens, o Recoverit pode te ajudar também a recuperar fotos. Basta abrir o programa, selecionar a pasta onde as imagens estavam e iniciar o processo de recuperação.
Imagem de Freepik (Recoverit) de Freepik
O software coloca toda a sua tecnologia em ação para restaurar arquivos deletados (mesmo aqueles que você já deletou da lixeira). Tudo o que for recuperado será apresentado em uma tela de resultados, para que você salve somente aquilo que deseja.
3. O método Kanban
A metodologia Kanban é bastante utilizada na gestão de empresas e de equipes. Porém, você também pode aplicar o método para os seus estudos.
De forma resumida, o Kanban é um quadro que divide as atividades em três colunas principais: A fazer, Fazendo e Feito.
Para estudar para concurso pelo computador, você pode separar os temas que precisa aprender nessas três colunas. Sempre é possível inserir novos assuntos no campo A fazer, ou trazer itens do Feito para revisar.
O método Kanban pode ser feito em qualquer plataforma, inclusive em um quadro branco ou na parede com post-its. Entretanto, sites como o Trello permitem essa organização pelo computador.
4. Monte uma apresentação para você mesmo
Uma das melhores dicas para estudar para concurso pelo computador é criar “apresentações” para você mesmo.
Pense da seguinte maneira: quando você estudava na escola ou no curso superior, precisava fazer apresentações, certo? E, provavelmente, o tema da apresentação ficou na sua mente por muito tempo.
Nesse sentido, fazer apresentações para você mesmo pode te ajudar a fixar o conteúdo.
Você pode criar resumos do que aprendeu e colocar em formato de apresentação utilizando o Power Point ou o Canva. Depois, salve esses arquivos para rever de tempos em tempos.
Uma vantagem de optar pelo Canva é que, além de existirem templates prontos, você pode manter vários arquivos salvos na sua conta, em formato de PPT ou de imagens.
Ou seja, você não precisa se preocupar em recuperar fotos perdidas enquanto mantiver as apresentações na sua conta do Canva.
5. Revisão na agenda
Enquanto você se prepara para uma prova de concurso público, certamente vai estudar por vários dias ou até meses.
Mas sempre que estiver próximo de uma prova, lembre-se de reservar pelo menos três dias antes do teste para revisar tudo o que viu até aqui.
Se você seguir as dicas anteriores, terá vários resumos prontos para rever. Além disso, vale verificar arquivos salvos no HD externo ou em outros dispositivos que você possa ter.
Ter esses momentos de revisão marcado na agenda é algo bem importante, principalmente para quem está em uma maratona de provas, aplicando para várias ao mesmo tempo.
As ferramentas a seu favor
Não importa se você tem um Mac ou um Windows versão 11.5: a verdade é que, com um computador, você tem várias ferramentas a seu favor.
Ao aplicar as melhores dicas para estudar para concurso pelo computador, você consegue aproveitar ao máximo esse recurso.
Assim, criando condições adequadas de aprendizado, você ganha mais chances de ter sucesso como concurseiro!
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Do Pantanal, Coronel Rabelo participa do Domingão do Huck neste domingo
Pantaneiro é reconhecido como transformador no mundo
Estabilidade financeira atrai candidatos no concurso dos Correios
Provas acontecem neste domingo em Campo Grande
Homem procura a delegacia após ser roubado ao final de relação sexual
Fatos ocorreram entre a Av. Quatorze de Julho e a Travessa Guia Lopes, na Capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.