O minimalismo é um conceito em voga em todas as áreas da vida e da arte no presente século. Na arquitetura não é diferente, o estilo minimalista vem ganhando força e reconhecimento há alguns anos no Brasil.

Com inspiração cubista, a minimalista sofreu forte influência de nomes como De Stijl e Bauhaus. Na concepção de mestres da arquitetura, como Ludwig Mies van der Rohe, a arquitetura minimalista valoriza ao máximo a simplicidade e a sofisticação.

O conceito da arquitetura minimalista está no uso de poucos elementos, uma arquitetura mais leve, design simples e formas geométricas.

Casa com jardim

Descrição gerada automaticamente

Salão de jogos e academia de condomínio residencial.
Projeto: SLM Arquitetura em parceria com Arquiteto Daniel Moura.

Dentre às escolhas de materiais, caracteriza-se pela utilização de madeira, pedras naturais, concreto aparente, paletas de cores mais sóbrias costumam guiar este estilo. Estruturas metálicas costumam ser grandes aliados para a leveza da edificação. A valorização dos espaços amplos é outra característica marcante do estilo.

Less is More – famosa frase do arquiteto Mies Van der Rohe. Certamente, o minimalismo contrapõe os estilos clássicos e românticos. Não só isso, essa tendência também se manifesta em prol de uma redução de todo o tipo de esbanjamento, como o de elementos de ornamentação.

Tudo que é supérfluo é considerado desnecessário e, portanto, subtraído. Como disse Mies Van der Rohe disse, “menos é mais”.

Casa com janelas de vidro

Descrição gerada automaticamente

Projeto para condomínio com 16 sobrados no Jardim TV Morena em Campo Grande - MS
Projeto: SLM Arquitetura.

Se tratando de um estilo ainda em consolidação em algumas regiões do Brasil, uma opção frequentemente utilizada é a mescla do estilo contemporânea com o minimalista. A utilização de elementos mais leves em comparação à arquitetura contemporânea padrão, mesclando com as escolhas mais sóbrias do estilo minimalista.

Casa com janelas

Descrição gerada automaticamente

Projeto residencial no Condomínio Damha IV em Campo Grande – _MS, mesclando estilo contemporâneo e minimalista.
Edifício de tijolos

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Projeto: SLM Arquitetura.

Atuando desde 2019 no mercado da arquitetura Sul-Mato-Grossense, a SLM Arquitetura possui vasto know-how em arquitetura minimalista e contemporânea, com mais de 20.000,00 m² de área construída projetados dentre projetos residenciais, multiresidenciais e comerciais.

Embora pareça um conceito simples, baseado no “menos é mais”, alcançar a excelência nesse estilo não é para qualquer um. Afinal, é preciso muita habilidade para produzir um trabalho simples e elegante, utilizando apenas elementos essenciais.

Quer conhecer um pouco mais sobre a SLM Arquitetura? É fã de arquitetura, design e arte, confira essa e outras dicas no Blog do Resolva Fácil, acesse: https://resolvafacil.com.br/meunegocio/slm-arquitetura O Resolva Fácil é uma plataforma que une inovação e oportunidades de negócios para profissionais e consumidores. Siga o Resolva Fácil no Instagram: @resolvafaciloficial.