Publieditorial

Veja como comprar e vender veículos com segurança na internet

Siga as recomendações e evite cair em golpes durante negociações online envolvendo automóveis e motocicletas

Produção Publicado em 08/12/2021, às 08h00

None
Foto: Reprodução

A internet está cada vez mais presente em nossas vidas, assim como a compra e venda de veículos online. Os portais de automóveis são um caminho para realizar pesquisas de forma mais rápida, com diferentes opções de veículos na velocidade de um clique, permitindo comparar modelos, preços e acessórios. Na OLX, maior plataforma de compra e venda online de automóveis do país, houve crescimento de 33% nas negociações de veículos seminovos e usados no 1o semestre de 2021 em comparação a 2020, apontando uma tendência de crescimento.

Assim como ocorre no comércio presencial, para que as negociações online tenham sucesso é importante que compradores e vendedores entendam como funciona o ambiente e etapas do comércio virtual e adotem atitudes que aumentem a segurança nas transações.

Para isso, é importante estar atento aos detalhes do anúncio, perfil do usuário com quem você está negociando, desconfiar de ofertas muito atrativas e não efetuar qualquer depósito antecipado, por exemplo. Também não se deve negociar com terceiros, sempre confirmando os dados bancários do vendedor antes de efetuar a compra.

“A OLX investe constantemente em ferramentas de segurança, como verificação do perfil dos usuários, histórico veicular e envio de alertas durante a jornada na plataforma  com dicas de negociação. A plataforma mantém também um Botão de Denúncia, presente em todos os anúncios e no chat,possibilitando que qualquer pessoa reporte eventuais práticas irregulares ou conteúdos indevidos”, explica Flávio Passos, VP de Autos e Comercial da OLX.

Aumente sua segurança

A OLX conta com soluções parceiras de segurança voltadas para o mercado automotivo. O Histórico Veicular é uma delas, a ferramenta traz informações completas sobre o automóvel anunciado, como a certificação dos dados, verificação de possíveis pendências e restrições. Além de ser um atrativo para os compradores, que têm uma melhor visão do veículo com a certificação dos dados por uma empresa especializada, traz para os vendedores maior liquidez na venda. Os anúncios que têm este serviço são 52% mais visitados na plataforma e vendem até 75% mais rápido.

Os usuários contam também com o Perfil Verificado, que averigua e valida os perfis dos usuários. A verificação é rápida e simples e, em poucas etapas, o processo é concluído. Ao clicar na verificação do perfil, o usuário deve enviar uma imagem digital de um documento de identidade com foto e fazer uma selfie. Após a implementação da solução, 50% dos usuários relataram se sentirem mais confiantes em negociar com pessoas que têm seus perfis verificados.

Dicas para negociar com segurança

Para quem compra:

1 - Evite Intermediários - Negocie direto com o vendedor ou revendedor oficial. Desconfie quando a pessoa disser que está vendendo em nome de um amigo, parente ou colega.

2 - Pressa - Fique atento e desconfie se o vendedor aparentar pressa ou ansiedade para fechar o negócio. Não hesite em tirar qualquer dúvida sobre a negociação.

3 - Levante Informações - Certifique-se de que o vendedor é o real proprietário do bem. Você pode consultar informações sobre o veículo no DETRAN, o Departamento de Trânsito Estadual, e verificar dados sobre multas e situação do IPVA por meio do Renavam, o Registro Nacional de Veículos Automotores.

4 - Pagamento - Evite realizar qualquer tipo de pagamento antecipado sem antes ver o veículo, conferir se está em bom estado de conservação e com todos os acessórios anunciados. Certifique-se também que os dados bancários fornecidos são do proprietário do veículo ou representante oficial.

5 - Excessos de facilidades - Desconfie de valores abaixo do mercado. Esteja atento se o vendedor alegar que ganhou o veículo em uma promoção/sorteio, que é ex-funcionário de uma empresa, ou afirma trabalhar nas fabricantes de automóveis/motocicletas; e que, a partir disso, conseguiu um bom desconto ao adquiri-lo.

6 - Segunda opinião – Ao identificar um veículo de seu interesse, peça uma segunda opinião a pessoas de sua confiança e, se possível, alinhe com o proprietário uma avaliação na companhia de um mecânico de confiança antes de concluir a negociação.

7 - Visitação do veículo - Ao agendar um encontro para que o interessado na compra possa ver o veículo, escolha sempre locais movimentados, como estacionamentos de supermercados ou shoppings e vá, de preferência, acompanhado.

8 - Perfil Verificado - Faça a verificação do seu perfil na plataforma e peça que a pessoa com a qual está negociando faça o mesmo, isso aumenta a segurança dos dois lados. A verificação é gratuita e simples.

9 - Chat da Plataforma - Prefira negociar pelo chat da plataforma. Além de receber dicas de negociação ao longo de toda a jornada, toda a negociação fica registrada e você pode denunciar comportamentos suspeitos.

Para quem vende:

1 - Negociação - Negocie sempre direto com o comprador ou representantes autorizados e desconfie de histórias confusas em que a compra esteja atrelada a um acerto de dívidas entre as partes.

2 - Pagamento - Confirme sempre a conta onde o depósito do valor do veículo será feito e certifique-se que seus dados estão corretos. Não aceite comprovantes de depósitos por aplicativos de mensagem ou e-mail, confira sempre o saldo na sua conta bancária.

3 - Não compartilhe dados - A OLX não solicita informações que permitam acesso à conta do usuário e nem solicita códigos para autorizar a publicação de um anúncio ou confirmar uma compra. Por isso, nunca compartilhe qualquer código de segurança que chegar ao seu celular via aplicativo de mensagens, redes sociais ou outros meios em nome da plataforma.

4 - Visitação do veículo - Ao agendar um encontro para ver o veículo, escolha sempre locais movimentados, como estacionamentos de supermercados ou shoppings e vá, de preferência, acompanhado.

Confira mais dicas em: https://www.olx.com.br/seguranca/

Jornal Midiamax