Pular para o conteúdo
Publieditorial

Produto da Covid 19, crescimento na contratação de seguro de vida e redução no seguro de automóveis

Os efeitos da pandemia do Covid-19 atingiram em quase todas as áreas do comércio e da indústria, e o setor dos seguros não ficou fora disso. São muitos os fatores que desafiaram as companhias, principalmente mudanças na rotina e prioridades dos brasileiros.     É só pensar no próprio dia a dia, e das pessoas próximas, … Continued
Arquivo -

Os efeitos da pandemia do atingiram em quase todas as áreas do comércio e da indústria, e o setor dos seguros não ficou fora disso. São muitos os fatores que desafiaram as companhias, principalmente mudanças na rotina e prioridades dos brasileiros.  

 

É só pensar no próprio dia a dia, e das pessoas próximas, para perceber que os hábitos mudaram. Atualmente são inúmeras as atividades que podem ser feitas sem sair de casa: estudar, fazer shopping, fazer exercício e até ter atendimento médico; tudo graças ao desenvolvimento dos espaços virtuais (aulas, e-commerce, etc.). Nem falar que o trabalho, um dos motivos que obrigatoriamente faziam com que uma pessoa tivesse que sair de casa diariamente, agora pode ser feito na modalidade de homeoffice -bastante bem vista pela ampla maioria dos funcionários-.

 

Com esse cenário, os setor de seguros de carro já vem registrando quedas na contratação. Em 2020 a Confederação das Empresas de Seguros (CNSeg) informou uma diminuição de 2,1% na venda deste serviço em comparação com 2019. A lógica é simples: o carro fica parado nas garagens das casas por dias, ou até semanas, se expondo a mínimos riscos, mas pagando o valor mensal da apólice mesmo assim. Para muitos foi visto como uma oportunidade para tirar o valor do orçamento, especialmente nesta época de crise, com uma taxa de desemprego em crescimento  que, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), vai atingir 14,5% este ano.  

 

Segundo a análise da insurtech Smartia e da Tex, a queda na renovação dos contratos com as seguradoras, vai acabar barateando o custo do serviço para este ano e faz com que as companhias coloquem maior esforço em oferecer um seguro conveniente para quem precisa de proteção sem pagar valores exagerados. As novas tendências apontam a manter e incrementar os sistemas de contratação e atendimento online, assim como a oferta de produtos do tipo “pay per use” ou “liga-desliga”; ou seja um seguro de carro no qual a própria pessoa ativa a proteção no momento que for preciso (geralmente ao dirigir, deixar o carro na rua, etc.), e paga exclusivamente pelo tempo utilizado. 

 

Paralelamente, a pandemia trouxe um incremento no faturamento dos seguros de vida. De acordo com a Susep (Superintendência de Seguros Privados),em novembro de 2020 essas coberturas, que representam 37% do mercado total, acumularam uma alta de 11% em relação ao mesmo período de 2019. Se comparado com o ano anterior, os seguros de vida arrecadaram R $1,8 bilhão a mais. 

 

O principal motivo do forte crescimento é, obviamente, o intenso golpe na saúde dos brasileiros sofrido desde a chegada do Covid. As mortes, que já superam as 370 mil, conscientizaram as pessoas a respeito de que ninguém fica isento aos riscos, e da importância de oferecer algum tipo de proteção, principalmente financeira, à família em caso de doença ou morte. As apólices mais procuradas são aquelas que oferecem programas de cobertura de saúde no setor privado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: motorista perde o controle e invade loja de roupas em Sidrolândia

Luso Queiroz

Ex-candidato a prefeito pelo PSOL se filia ao PT para disputar como deputado

João Pedro marca e Estêvão sai aplaudido de pé em triunfo do Chelsea sobre o Fulham

Projeto de lei quer proibir exames ginecológicos para nomeação em cargos públicos de MS

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

Bobadilla abriu o placar para o São Paulo diante do Vitória no MorumBis. Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

Onde assistir: sábado tem Brasileirão e muito futebol europeu

Dos 24 deputados estaduais de MS, apenas dois pretendem disputar Câmara Federal

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Jay-Z lidera Forbes e se torna o artista mais rico da música em 2025

Jay-Z foi coroado pela Forbes como o músico mais rico do mundo em 2025, com uma fortuna estimada em US$ 2,5 bilhões. O rapper, produtor e empresário americano de 55 anos, cujo nome verdadeiro é Shawn Carter, superou todos os demais artistas do cenário musical global em termos de patrimônio acumulado. A publicação destacou que … Continued

Cotidiano

Prefeitura de Campo Grande não confirma ataque hacker e garante que dados estão seguros

Comunicado diz que sites 'fora do ar' são por instabilidade no acesso externo

Cotidiano

Surto de sarampo em países vizinhos leva campo-grandense a esperar 2 horas por vacina

Aumento da doença no Paraguai e Bolívia acendeu alerta na população

Polícia

Discussão generalizada termina em tentativa de homicídio na Vila Popular

Moradores relataram insegurança no bairro e disseram que casos como esse são comuns na região