Não importa se é para passar o tempo vigiando os outros ou fazendo conexões profissionais, a verdade é que as já dominaram o cotidiano do Brasileiro. Hoje, estamos em 3º lugar entre os povos que mais passam tempo online, atrás somente dos americanos e japoneses. 

As redes sociais começaram a surgir na década de 90, com uma proposta de tornar possível que as pessoas criassem laços entre si de acordo com seus interesses. Algumas décadas depois, a maior parte do nosso tempo é passado dentro delas. 

Não é à toa, então, que tenham surgido redes sociais para suprir as mais variadas necessidades do público. De redes feitas somente para dividir memes a redes para profissionais corporativos fazerem “networking”, existe uma rede social para cada esfera da sua vida. Porém, hoje em dia as que mais se destacam são as redes dedicadas a pessoas que buscam por um relacionamento. 

Porém, apesar da popularização crescente, alguns usuários ainda tinham interesses específicos sobre o que seria o relacionamento perfeito. Foi então que passaram a surgir também os aplicativos de mais específicos. Hoje, temos aplicativos especializados para pessoas divorciadas a opções para quem busca um amor cristão. 

A diversidade é tanta que surgiram até portais onde você pode comparar diferentes sites e aplicativos de relacionamento para descobrir qual é o que mais combina com você. Dessa forma, você economiza muito tempo testando aplicativos pagos.

Ainda existiam as pessoas que, até gostariam de testar os serviços dos aplicativos de namoro, mas por algum motivo não se sentiam confortáveis com a exposição. Se esse é o seu caso, você também pode criar uma conta anônima. 

 

Como manter o anonimato em aplicativos online?

Hoje em dia, sites e aplicativos são uma ótima opção para quem busca um relacionamento. Afinal, 60% dos brasileiros já têm instalado um aplicativo de namoro no celular. Porém, a exposição pode deixar alguns desconfortáveis. 

Para os tímidos, existe a opção de manter o anonimato em aplicativos de namoro. Essa é uma opção interessante para pessoas que possuem uma profissão onde a exposição pode ser prejudicial, como juízes, policiais ou professores que não querem correr o risco de “dar match” em um dos seus alunos. 

Se você tem vontade de procurar um relacionamento online mas, por algum motivo, não gostaria de se expor, aqui estão as suas opções:

  • Use uma foto de uma parte do corpo: pode ser foto das mãos ou do seu olhar. Nesse caso, você precisa entender que muitos sites e aplicativos de namoro te obrigam a se identificar, então pode ser que você receba em algum momento uma notificação pedindo para que você coloque uma foto real, sob o risco de perder sua conta.

  • Faça um perfil anônimo: Alguns aplicativos, como o Tinder, dão a opção de ter uma conta anônima para clientes premium. Nesse caso, somente pessoas selecionadas poderão ver o seu perfil. Apesar de ser uma opção que você precisa pagar para ter, uma vez que você não está quebrando nenhuma regra, você não corre o risco de ser denunciado ou perder sua conta. 

Porém, existem algumas coisas que você precisa entender ao fazer um perfil anônimo. A primeira é que, uma vez que você não está mostrando de primeira quem você é, as pessoas podem ficar desconfiadas e evitar “dar match” com você. Nesse caso, você vai precisar caprichar no texto da sua bio para atrair mais pessoas pela sua personalidade. 

Outra coisa é que você precisa tomar cuidado ao interagir com outros usuários anônimos da plataforma. Isso porque, mesmo que você tenha razões legítimas para manter a discrição, não quer dizer que a pessoa do outro lado da tela tenha intenções tão boas quanto as suas. 

De qualquer maneira, vale a pena criar a sua conta. Afinal, os aplicativos e sites de namoro oferecem várias funcionalidades para tornar mais fácil encontrar alguém que tenha os mesmos interesses e hobbies que você. 

 

Dicas para tornar mais fácil encontrar um par

Os aplicativos de relacionamento foram feitos para tornar mais fácil você encontrar a sua metade da laranja. Por isso, eles disponibilizam diferentes funcionalidades para tornar mais fácil a sua missão. 

 

Cada um deles vai ter funcionalidades diferentes dependendo do público alvo e forma como foi construído. Porém, existem algumas opções que você pode explorar na maioria deles para garantir que as pessoas com quem você vai conversar pelo app realmente tenham algo a ver com você. 

 

  • Localização: você pode filtrar os perfis nos aplicativos pela localização. Dessa forma, você só vai encontrar pessoas próximas de você, o que facilita você marcar encontros. 

  • Integração com Outros aplicativos: você pode conectar seu instagram e, em alguns casos, até aplicativos de streaming de música, com o Spotify, em vários aplicativos de namoro. Com isso, você atrai também pessoas com o mesmo gosto musical e interesses.

  • Recomendações: se você encontrar alguém no aplicativo que, apesar de não ser do seu interesse, ser a cara de um amigo seu, você pode recomendar o perfil dela para ele. 

  • Denúncias: é do interesse dos aplicativos de namoro que a comunidade dentro deles seja segura e confortável para todos. Por isso, muitos permitem que você denuncie coisas que aconteceram inclusive fora dos aplicativos, como em mensagens do whatsapp ou encontros presenciais.