Escola Espaço Livre volta às aulas presenciais com rigoroso plano de biossegurança
Direção da Escola Espaço Livre garante proteção dos alunos (foto: Leandro Marques)

Após decreto publicado no último dia 14 no Diário Oficial do município, as escolas particulares de educação infantil da capital já estão permitidas a retomarem as aulas presenciais, a partir de hoje, 21 de setembro. Mas para receber as crianças com segurança e protegê-las contra o , as escolas precisaram se adequar a um rígido protocolo de biossegurança e assinarem um termo de compromisso com o município e obedecer ao plano de contenção de riscos. 

Acatando a todas as medidas de biossegurança impostas, a escola Espaço Livre está preparada para voltar a ganhar vida. Com a volta das crianças, a alegria vai reinar novamente, mesmo sendo possível atender a apenas 30% dos alunos presenciais. A proprietária e Diretora da escola, Rosana Gonçalves, está certa de que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas. 

“Estamos realizando todo o plano de biossegurança necessário. Na entrada tem uma triagem onde as crianças vão aferir a temperatura, os calçados são higienizados com um tapete desinfetante, a criança passa álcool em gel e a sanitização corporal com a máquina, que é um diferencial da escola”, revela Rosana.

A máquina de sanitização foi adotada para reforçar a prevenção dos alunos e da equipe da escola. O produto utilizado é um composto de clorexidina 0,2% e glicerina líquida, um recurso muito utilizado por profissionais da área da saúde. Com o retorno gradativo dos alunos, a prática do dia a dia vai refinar os cuidados e os pequenos retomarem os estudos em segurança.

Vale ressaltar que toda a equipe Espaço Livre está capacitada para esta nova realidade e que cada ambiente segue um protocolo rigoroso de manutenção. As salas de aula, banheiros, refeitórios, por exemplo, são higienizados antes e depois o uso da criança. A área de recreação, os brinquedos coletivos, estão temporariamente suspensos e até o lanche das crianças passarão por um alinhamento com os pais, pois somente embalagens descartáveis serão permitidas. 

Escola Espaço Livre volta às aulas presenciais com rigoroso plano de biossegurança
Refeitório (foto: Leandro Marques)

Nesse processo todo, os pais serão fundamentais. “Eles também precisam assinar um termo se comprometendo a orientar seu filho com o plano de biossegurança e dar sequência ao trabalho realizado na escola. É uma tarefa árdua, mas nós temos comprometidos, equipe comprometida, o contrário não funciona”, diz a Diretora. 

Para o ensino fundamental, que requer um tempo maior de aula por conta do conteúdo, o retorno ocorrerá mais futuramente, com a devida permissão, em sistema “híbrido”.  

O professor irá transferir a imagem do para TV e a imagem ficará grande, todos os alunos podem ver a lousa  também as aulas elaboradas em vídeos ou powerpoint; assim sendo, serão aulas simultâneas para alunos presencias e do ensino remoto”, afirma Aline Trad, da Espaço Livre.

Escola Espaço Livre volta às aulas presenciais com rigoroso plano de biossegurança


Escola Espaço Livre
R. Rio Grande do Sul, 370 – dos Estados,
Telefone(67) 3383-3183 / (67) 9289-6098 (WhatsApp)
http://escolaespacolivrems.com.br