Após poucas horas da liberação das inscrições para o primeiro semestre de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (), o Ministério da Educação (MEC) já registrou mais de 166 mil candidaturas. De acordo com balanço da equipe de monitoramento entre às 0h e as primeiras horas do dia foram contabilizadas mais de 309 mil inscrições. Isso representou uma média de duas mil inscrições por minuto. Como o é atualizado em tempo real é necessário que o candidato acesse diariamente o sistema para saber qual a sua posição. Pode participar do Sisu 2019 quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio () 2018 e não tenha tirado nota zero na redação.

Nesta primeira edição do Sisu em 2019 estão sendo ofertadas 235.461 vagas, distribuídas em 129 universidades e institutos federais de educação superior espalhados por todo o país. Os interessados têm até o dia 25 desse mês para se inscrever exclusivamente pela página do Sisu na internet com o número de inscrição do Enem. Cada candidato poderá escolher até duas vagas, especificando a ordem de preferência, o turno e a modalidade de concorrência.

Simulador Sisu 2019

O MEC disponibilizou este ano o simulador Sisu. A ferramenta permite aos candidatos comparar informações e, a partir da sua nota, verificar em qual universidade pode vir a ser aprovado e em quais . O simulador também serve como auxílio para saber o que é preciso melhorar na nota do Enem para conseguir aprovação no curso de interesse. Para utilizar a plataforma basta acessar o site do Sisu e clicar em “simule aqui seu desempenho do Sisu”. Na outra página, terá a opção “download”. Depois de instalado, basta inserir as notas obtidas no Enem e filtrar a comparação por região, turno e cursos.

 

Bolsas de estudo para faculdade

Quem não conseguiu uma boa nota na redação do Enem ou chegou atrasado e perdeu a prova ainda tem uma chance de começar a graduação com uma bolsa de estudo do Educa Mais Brasil. Sem a necessidade de fazer o Enem e nem comprovar renda para participar do processo seletivo, os interessados podem acessar o site do programa, escolher a modalidade “graduação”, filtrar pela cidade e curso de interesse e realizar a inscrição e forma gratuita.

Fonte: Géssica Santos