As inscrições na primeira edição do ano do Programa Universidade para Todos (Prouni 2019.1) começaram hoje (31). Os interessados nas bolsas de estudo devem realizar o procedimento até o dia 03 de fevereiro. Nesta quarta-feira (30), o Ministério da Educação (MEC) anunciou 243.888 bolsas de estudo, todas são para o primeiro semestre de 2019.

As bolsas de estudo são subsídios fornecidos, neste caso, por meio do Governo Federal em cursos não-gratuitos de instituições privadas brasileiras. São 127.075 bolsas parciais, que garantem 50% de desconto na mensalidade. Neste caso, é preciso ter renda familiar mensal bruta entre 1,5 e 3 salários mínimos.

As bolsas integrais somam 116.813 oportunidades e exigem renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo. Dos 2,47 milhões de estudantes já contemplados com o , 69% receberam o benefício desta modalidade.

Quem pode se inscrever no Prouni 2019

Somente estudantes que não têm diploma de ensino superior podem se inscrever. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) é um requisito obrigatório, bem como o desempenho mínimo de 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação. O login e a senha cadastrados para o exame devem ser usados no site do Prouni no momento da inscrição. Em relação à escolaridade, é preciso ter estudado na rede pública de ensino ou ser bolsista integral na rede privada.

Calendário Prouni 2019.1:                                                                                                                                       

  • Inscrições: 31 de janeiro a 3 de fevereiro
  • Primeira chamada: 6 de fevereiro
  • Segunda chamada: 20 de fevereiro
  • Adesão à lista de espera: 7 e 8 de março
  • Resultado da lista de espera: 11 de março

Fonte: Tunísia Cores – Agência Educa Mais Brasil