Pular para o conteúdo
Publieditorial

Hino Nacional: carta enviada pelo MEC a escolas gera debate

Na última segunda-feira (25), escolas públicas e particulares – da educação básica –  do país receberam um e-mail do Ministério da Educação (MEC) com uma mensagem do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, pedindo que a mesma fosse lida para os alunos. A orientação era que as instituições de ensino executassem o Hino Nacional e que os […]
Arquivo -

Na última segunda-feira (25), escolas públicas e particulares – da educação básica –  do país receberam um e-mail do Ministério da Educação (MEC) com uma mensagem do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, pedindo que a mesma fosse lida para os alunos. A orientação era que as instituições de ensino executassem o Hino Nacional e que os estudantes fossem filmados durante o ato.

O Ministério da Educação ressaltou que o comunicado enviado às escolas apresentava um pedido de cumprimento voluntário e que a atividade fazia parte da política de valorização dos símbolos nacionais. A mensagem foi encerrada com as frases “Brasil acima de tudo” e “Deus acima de todos”, uma alusão ao slogan da campanha do atual presidentes nas eleições. As críticas foram intensas nas redes sociais e posicionamento de alguns governos.

As Secretarias de Educação de alguns estados também já informaram por meio de notas, ter recebido com “surpresa” o pedido do MEC. Ente elas, o governo pernambucano chegou a dize que não vai cumprir o pedido do ministério. “A proposta fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no que se refere ao direito à liberdade, ao respeito e à dignidade dos alunos. Além do respeito à preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças”, diz a nota publicada no site do órgão.

Já em seu perfil o Deputado Federal, engenheiro e professor (@IvanValente) Ivan Valente opinou sobre o assunto. “Quem tanto fala em doutrinação é o primeiro a propagar doutrinação nas escolas. Vélez cometeu crime de improbidade administrativa ao colocar como política de governo o slogan da campanha eleitoral do Bolsonaro. Isso sim é aparelhar o ensino público #HinoNacionalNasEscolas”, pontuou.

Já o internauta André Stetelle (@AndreStetelle) é contrário a sua opinião. “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Isso é maravilhoso! Onde está o problema? Autorizo meu filho cantar o Hino Nacional e também aprender que Deus está acima de todos”, assegurou.

Depois de toda polêmica, o MEC enviou, nesta terça-feira (26), às escolas de todo país uma nova versão da carta. O órgão sinalizou que a carta a ser lida foi devidamente revisada a pedido do ministro, após reconhecer o equívoco. A carta atualizada tem a seguinte mensagem: “Brasileiros! Vamos saudar o Brasil e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração”.

 

Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Mistérios cercam hotel desativado que ganhou fama de mal-assombrado em Dourados

Por R$ 2,5 milhões, Miranda terá nova creche e escola em 2026

“Se cair, mata alguém”: moradores da Capital temem queda de árvore em chamas

Vai sair? Confira as interdições deste fim de semana em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Vem aí? Britney Spears é cotada para megashow gratuito em Copacabana

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista fica ferido após acidente na BR-163 em Rio Verde de Mato Grosso

Acidente aconteceu no km 672,8 e causou congestionamento na manhã deste sábado (26)

Trânsito

Equipe de ambulância envolvida em acidente com morte de jovem na BR-163 é afastada

Em nota, prefeitura de São Gabriel do Oeste disse que o motociclista atravessou repentinamente a pista

Famosos

Ana Maria Braga revela mágoa de Leonardo: ‘Não fala mais comigo’

Durante o Mais Você, Ana Maria Braga pegou todos de surpresa ao revelar uma briga com o cantor Leonardo; entenda o suposto motivo

Política

Bolsonaristas manifestam em Campo Grande e Dourados contra Moraes e Lula

Enquanto na Capital faixas marcam cruzamento de avenidas, em Dourados vice-prefeita adesiva carros