Pular para o conteúdo
Publieditorial

Videogames: vício em jogos é doença?

Um dado vem chamando a atenção da Organização Mundial de Saúde (OMS), a obsessão por jogos digitais. No Brasil, essa “brincadeira ou diversão” tem colocado especialistas e pais em alerta. A partir de agora, o uso excessivo de videogame é considerado um distúrbio. O vício em games passou a constar na 11ª classificação Internacional de […]
Arquivo -

Um dado vem chamando a atenção da Organização Mundial de Saúde (OMS), a obsessão por jogos digitais. No Brasil, essa “brincadeira ou diversão” tem colocado especialistas e pais em alerta. A partir de agora, o uso excessivo de videogame é considerado um distúrbio. O vício em games passou a constar na 11ª classificação Internacional de Doenças (CID), como um dos problemas de saúde mental.

A OMS planeja incluir ‘dependência a jogos eletrônicos’ na lista de diagnósticos. A proposta deve ser apresentada em maio do ano que vem para ser aprovada pelos estados-membros. Se forem aceitas, devem entrar em vigor em 2022.

Vale ressaltar que a compulsão por jogos eletrônicos vem sendo classificada como um padrão de comportamento persistente e recorrente. E se torna intensa cada vez mais para quem joga a ponto de afetar o psicológico e fazer do jogo a preferência diante de todos os outros interesses da vida. Em muitos lugares, incluindo o Reino Unido, já existem clínicas autorizadas para tratar de distúrbios como estes, com o intuito de combater o problema e não gerar uma “doença compulsiva”.

Para quem não sabe quando uma pessoa está viciada em jogos, geralmente, é bom ficar atento a alguns sintomas do distúrbios: não ter controle da intensidade e duração do tempo de permanência diante das telas; priorizar o jogo em detrimento de outras atividades; aumentar a frequência de uso do videogame, mesmo depois de ter tido consequências negativas por conta do vício.

O estudante Abrãao Silas, 18 anos, joga há 10 anos e gasta, em média, de 3 a 5 horas por dia diante da tela. “É um mundo inovador e tecnológico, onde exploro sentimentos, nos quais na vida real não são proporcionados. Quando não tenho tempo para jogar durante o dia, eu troco sim o dia pela noite.  Hoje, o meu jogo favorito é o Rainbow Six Siege”, conta o estudante que não se considera um viciado.

O atrativo dos jogos é, como o estudante mencionou, “proporcionar algo diferente” e muitos jovens se veem nesta mesma sensação ao jogar. Mas, como tudo na vida, controle e limite são fundamentais. Que tal, por exemplo, levar para lado positivo e investir em uma formação ligada ao universo dos games? É possível ainda fazer especialização na área.  A brincadeira pode virar negócio. Para quem gosta do mundo dos games vai aí algumas dicas de cursos: Jogos Digitais, Design de Games, Desenvolvimento de Jogos Digitais.

Estude o mundo dos games

O Educa Mais Brasil, programa de bolsas de estudo, pode te ajudar a unir o universo dos jogos aos estudos. É possível conseguir 70% de desconto para cursar uma graduação de Desenvolvimento de Jogos Digitais ou fazer especialização em Jogos Digitais. O portal MIDIAMAX é parceiro do programa. Para conseguir este benefício é preciso fazer a inscrição gratuita pelo site http://www.educamaisbrasil.com.br/midiamax.

 

Vanessa Casaes – Ascom educa Mais Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-bancária de Dourados reinventa aposentadoria na produção de farofa artesanal com sabor de infância

sala de cremação preta gil

Emocionante? Influencer entra em crematório e mostra como foi despedida de Preta Gil

‘Pix falso, lanche falso’: lanchonete envia pedra no lugar de lanche por suspeita de golpe de cliente

Acidente com ônibus do cantor Netto Brito deixa quatro mortos na Bahia

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Nelsinho e Tereza abrem diálogo estratégico nos EUA com embaixadora brasileira

Mulher tem corpo jogado em valeta por amante após sofrer infarto durante relação sexual em MS

Últimas Notícias

Brasil

CFM proíbe médicos de aplicarem anestesia para realização de tatuagens estéticas

Proibição vale independentemente da extensão ou localização da tatuagem

MidiaMAIS

Nova frente fria surpreende e traz florada de ipês-amarelos a Campo Grande

Florada dos ipês-amarelos ocorre sempre entre os meses de julho e agosto e costuma durar pouco mais de uma semana

Política

Nelsinho e Tereza abrem diálogo estratégico nos EUA com embaixadora brasileira

Embaixadora do Brasil nos EUA diz que Trump surpreendeu a todos com tarifaço

Cotidiano

Com previsão de 10 °C, SAS reativa ponto de acolhimento no Ayrton Senna

A previsão é de que os termômetros cheguem a 12 °C na madrugada desta segunda e 10 °C na terça-feira