Pular para o conteúdo
Publieditorial

Storytelling: o que é e como contar histórias envolventes?

Storytelling é o ato de contar histórias por meio de enredo elaborado e de narrativa envolvente, utilizando palavras e recursos audiovisuais. A técnica ajuda a promover uma marca, vender serviços de forma indireta, com caráter persuasivo. O storytelling é utilizado com frequência no Marketing e na Publicidade e, com certeza, você já foi impactado com alguma propaganda com essa t...
Arquivo -

Storytelling é o ato de contar histórias por meio de enredo elaborado e de narrativa envolvente, utilizando palavras e recursos audiovisuais. A técnica ajuda a promover uma marca, vender serviços de forma indireta, com caráter persuasivo. O storytelling é utilizado com frequência no Marketing e na Publicidade e, com certeza, você já foi impactado com alguma propaganda com essa técnica na TV. “Storytelling é uma forma de arte muito antiga e uma valiosa forma de expressão humana usada de diversas maneiras”, definição do National Storytelling Network (NSN).

A narrativa é uma forma natural de expressão da mente humana. Quando somos crianças, brincamos em formato de narrativa sem que ninguém tenha nos ensinado como fazer isso. A comunicação entre os adultos também usa este recurso, de uma forma um pouco mais sofisticada, com o objetivo de encantar e impressionar um determinado público. A estratégia funciona, basicamente, com os mesmos conceitos: utilizando histórias para apresentar fatos.

 

Qual a importância do storytelling para uma marca?

 

O storytelling é uma ferramenta importante e atual, utilizada para promover diferentes sentimentos nas pessoas, a técnica apela para um lado mais sensível, artístico e que remeta emoções. Uma boa história precisa ser autêntica, criativa, cria uma conexão emocional e pessoal, inspira ação e comunica-se diretamente com o interlocutor. Quando a marca tem uma narrativa interessante e apresenta o seu produto ou serviço de forma sutil e cativante, o seu potencial cliente fica mais próximo dela, criando uma relação entre o consumidor e a empresa.

Um design eficiente também faz parte de um bom storytelling. A disposição de imagens de qualidade, palavras-chave e textos criativos e compreensível permite que o conteúdo seja absorvido e gere resultado para empresa. A história precisa ser contada com início, meio e fim, sendo capaz de interligar eventos que fazem sentido para a marca e ainda incentivar a geração de expectativas do público da marca, que serão construídas em parceria com ele.

 

 Adriele Oliveira – Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
pix

Idoso se dá mal ao fazer Pix errado em Campo Grande

Flamengo ganha do Atlético-MG em prévia para a Copa do Brasil e vira líder do Brasileirão

Laudo da PF aponta reformas mal executadas e negligência em ponte que caiu no Rio Tocantins

Motorista de app

Motorista de aplicativo reage a assalto e é esfaqueado em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

motociclista

‘Irresponsabilidade e imprudência’: internautas reagem ao atropelamento de idoso na Duque de Caxias

filho agride mae de 86 anos

Filho agride mãe de 86 anos com puxões de cabelo e a joga contra geladeira após briga por cães

Últimas Notícias

Famosos

Amiga maquiadora revela último pedido de Preta Gil: ‘Não foi fácil’

Desde o diagnóstico do câncer, em janeiro de 2023, Preta Gil contou com o apoio de um grupo de cerca de 15 amigos bem próximos que cuidaram dela

Mundo

Donald Trump acusa campanha de Kamala Harris de pagar por endosso de artistas

Segundo ele, US$ 3 milhões foram para a apresentadora Oprah Winfrey e US$ 600 mil ao apresentador de TV Al Sharpton

Polícia

Bar comete crime de poluição sonora e quatro são levados para delegacia em Campo Grande

Polícia mediu o nível de pressão sonora e constatou infração

Cotidiano

Saiba o que deixou o bairro Aero Rancho sem energia neste domingo

Serviço só foi restabelecido por volta das 21 horas, afirma Energisa