Além de ter uma Graduação de qualidade, é muito importante ter uma Educação Básica de excelência. Porém, arcar com uma mensalidade de uma creche ou escola particular para o filho pode estar fora da possibilidade de muitos pais ou responsáveis. Por isso, muitos buscam recorrer a alternativas como as bolsas de estudo. E, assim, surge a dúvida:  Existe Prouni para escolas?

O programa de bolsas de estudos, Programa Universidade para Todos (Prouni), facilita o acesso somente ao Ensino Superior, como o próprio nome já descreve. Não existe bolsas de estudo ofertadas pelo governo federal para outras modalidades de ensino que não seja a graduação. Através da iniciativa do governo, milhares de brasileiros já foram beneficiados com as bolsas de estudo, parciais e integrais.

O candidato à presidência João Amoedo propôs, durante sua campanha, a criação de um Prouni para pré-escola, ensino fundamental e médio. A proposta seria semelhante ao programa do ensino superior, dando a possibilidade dos pais de baixa renda matricular o filho em uma escola particular com apoio do governo.

Para que fique claro, trata-se de um projeto de um candidato não eleito. O Prouni para universidade contempla estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tenham conseguido nota igual ou superior a 450 pontos e não tenham tirado zero na redação. Os contemplados também precisam ter renda familiar mensal máxima de três salários mínimos por pessoa.

Se você lamenta o fato do governo não ofertar Prouni para a educação básica, saiba que é possível recorrer a outros programas da iniciativa privada. O Educa Mais Brasil é um deles e ofertas bolsas de estudo para creches e escolas desde o ensino fundamental ao ensino médio. O programa tem parceria com o portal Midiamax. Os interessados podem fazer a inscrição gratuitamente pelo site www.educamaisbrasil.com.br.

 

Agência Educa Mais Brasil