Pular para o conteúdo
Publieditorial

Projeto de lei que muda as regras do agrotóxico é aprovado

Em tempos de busca por qualidade de vida, produtos naturais e com menos danos à saúde, um projeto de lei polêmico tramita em Brasília. As regras do agrotóxico no mundo do agronegócio estão em debate em todo o país e ontem (25/06), a proposta foi aprovada por 18 votos contra 9, na Câmera dos Deputados. […]
Arquivo -

Em tempos de busca por qualidade de vida, produtos naturais e com menos danos à saúde, um projeto de lei polêmico tramita em . As regras do agrotóxico no mundo do agronegócio estão em debate em todo o país e ontem (25/06), a proposta foi aprovada por 18 votos contra 9, na Câmera dos Deputados. O relatório é do deputado Luiz Nishimori (PR-PR).

Mas o que significa essa nova lei? Um dos objetivos do projeto é autorizar a utilização de novos produtos e alterar as regras de restrição dos agrotóxicos. Ambientalistas em coro alertam para o perigo desses novos produtos, enquanto que trabalhadores do campo pensam na produtividade das plantações pelo fato dos produtos agrotóxicos serem mais seguros para que a colheita chegue às lavouras nacionais. A polêmica é grande e o tema está longe de chegar a um consenso.

Atualmente, quem decide os agrotóxicos que podem ser utilizados no país é o Ministério da Agricultura, Saúde e Meio Ambiente. Se a nova lei realmente entrar em vigor, a demanda de fiscalização passa a ser de responsabilidade apenas do Ministério de Agricultura, gerando assim mais um desacordo.

Outra mudança é a liberação dos produtos para utilização em curto prazo de tempo. Por exemplo, hoje a liberação de um novo produto para utilização nas lavouras pode demorar até cinco anos. Com a nova regra, esse período cai para 12 meses. “Essa questão de mudar de cinco anos para 12 meses, não é nada taxativa. O tempo depende da documentação e pode variar muito”, comenta o Técnico Agrícola José Ramos.

Além disso, o especialista ressalta que a questão de centralizar o trâmite em um órgão só torna o processo mais fácil e aumenta demasiadamente os riscos para a população e para o meio ambiente. “O Ministério da Agricultura tem competência para analisar a parte de eficiência agronômica, não os efeitos com relação ao consumidor, à qualidade dos alimentos e ao meio ambiente”, alerta.

Como o projeto de lei foi aprovado, o documento segue agora para o plenário da Câmara, mas a expectativa dos parlamentares é que a votação fique para depois das eleições. “Ao meu ver, não tem vantagem para o agricultor, uma vez que o agricultor é um ser humano, tem família. Existem inúmeros casos de uso de agrotóxicos usados em grande escala, que causaram câncer. Então, o agricultor não se beneficia, ele pode ter uma molécula que se diz eficiente para determinado produto, mas que traz de consequências sérias para a saúde”, argumenta, lembrando outro fator importante, a aceitação desses produtos no mercado externo. “Países como Japão recusam esses produtos por ter muitos resíduos químicos. Isso acontece nesta legislação, imagine com uma legislação mais flexível. É preciso garantir segurança para consumo dos alimentos para o mercado externo e interno”, ressalta do Técnico Agrícola.

Você tem interesse em estudar e contribuir para essa área? Por que não cursar Agronegócio, Agronomia ou Engenharia Agrícola. Você pode ingressar em uma faculdade contando com bolsas de estudo do Educa Mais Brasil. Acesse o site http://www.educamaisbrasil.com.br/midiamax. A inscrição é gratuita.

 

 

Vanessa Casaes – Ascom Educa Mais Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional