Pular para o conteúdo
Publieditorial

Hoje é comemorado o Dia do Médico Veterinário

Cardiologia, Ortopedia e Odontologia já não são tratamentos exclusivos para os seres humanos. Hoje, as novas especializações da Medicina Veterinária têm proporcionado maior qualidade de vida para os pacientes de quatro patas. Métodos terapêuticos como acupuntura, florais e reike também são algumas das opções que costumam ser usados em conjunto com a medicina convencional e […]
Arquivo -

Cardiologia, Ortopedia e Odontologia já não são tratamentos exclusivos para os seres humanos. Hoje, as novas especializações da Medicina Veterinária têm proporcionado maior qualidade de vida para os pacientes de quatro patas. Métodos terapêuticos como acupuntura, florais e reike também são algumas das opções que costumam ser usados em conjunto com a medicina convencional e estão conquistando os donos e seus bichinhos.

Apesar dos benefícios que as técnicas alternativas oferecem, é necessário avaliar se elas podem realmente substituir o tratamento convencional. Caso um dono de pet necessite de um profissional mais capacitado e que atue em uma área totalmente focada nos problemas de saúde que possam vir a surgir na vida de seus bichinhos é necessário buscar um médico veterinário especialista. É ele, que vai indicar os tratamentos e procedimentos para a recuperação de animais com enfermidades das mais variadas.

O dentista para cães e gatos, que também é um médico veterinário, é um desses especialistas que representa um papel de muita importância na vida dos animais. A região oral dos bichinhos é uma das principais causadoras de problemas e doenças, por isso, necessita de atenção especial. “A medicina veterinária vem acompanhando a humana.  Hoje, os animais também estão tendo uma expectativa de vida bem maior e, em paralelo a isso, a população tem se tornado mais esclarecida. Com essa demanda, cresce a necessidade dos profissionais aprofundarem os seus conhecimentos em áreas especificas e uma delas é a odontologia”, assegurou Marcos Nogueira, que atua há 17 anos como médico veterinário especialista em odontologia animal.

O mercado direcionado ao mundo dos pets ganha cada vez mais profissionais nesse segmento. Marcos acredita que o aumento de especializações no ramo animal tem contribuído para o crescimento da profissão. “Antigamente, um veterinário tentava fazer de tudo. Hoje, podemos focar em algumas especializações e desenvolver um trabalho de melhor qualidade e obter mais sucesso durante os tratamentos”, destaca. Marcos acredita que os clínicos são os atores principais nos cuidados com os bichinhos. “Eu aprendi na faculdade, que o trabalho clinico é soberano. Nosso trabalho é um complemento, onde um apoia o outro”, conclui.

Assim como Marcos, a estudante do 2º semestre de medicina veterinária, Paula Maiana, de 32 anos, também concorda que um médico veterinário especialista faz a diferença no tratamento dos pets. “Essa é uma área muito abrangente. É impossível saber de tudo e sobre todos os animais”. Antes da graduação, Paula já trabalhava com comportamento animal, por esse motivo, ela decidiu seguir na área. Atualmente, é sócia de um pet shop.

Lá um dos médicos veterinários mais concorridos é especializado em dermatologia. “Você pensa que ele vai cuidar apenas de uma coceirinha ou de problemas com carrapatos, mas não. Os animais podem ter diversos problemas de pele e a ainda podem fazer teste para identificar alergias”, contou. Paula também quer se especializar depois que concluir a sua graduação. “Como eu trabalho com adestramento animal, já fiz alguns cursos. Pretendo continuar estudando. Vou tentar fazer uma pós-graduação em etologia animal”.

Uma curiosidade: Hoje (09.09), é comemorado o Dia Do Médico Veterinário. Profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos animais, sejam eles, de estimação ou selvagens. E que também ajudam a diminuir a propagação de doenças transmitidas por eles, para os seres humanos. O dia comemora-se hoje porque foi nessa data, em 1933, que Getúlio Vargas, assinava a Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país.

Fonte: Bárbara Maria – Ascom Educa Mais Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ao defender mãe com bebê no carrinho, mulher agride suspeito com golpes de capacete em CRS

SAS promete concluir reformas e entregar 3 Cras até o fim de 2025

Colegas estranham sumiço e encontram professor morto em Três Lagoas

moeda

Moeda brasileira tem 2° melhor desempenho entre as principais divisas emergentes e dólar cai

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Agredida com 60 socos: lei em MS obriga condomínios a comunicarem violência doméstica

Legislação considera casos identificados em áreas comuns ou privativas das unidades habitacionais

Cotidiano

Consórcio Guaicurus é condenado a pagar pensão vitalícia a diarista que fraturou coluna em ônibus

Advogados dos empresários do ônibus tentaram culpar a vítima pelo acidente, alegando que ela estava posicionada de forma errada dentro do ônibus

Brasil

RJ: Mulher é presa por torturar a própria sobrinha

Mulher chegou apresentar laudo médico falso para justificar torturas

MidiaMAIS

Festival de Bonito segue com inscrições abertas para expositores de artesanato e gastronomia

24° Festival de Inverno de Bonito será realizado entre os dias 20 e 24 de agosto