Pular para o conteúdo
Publieditorial

Gari conquista uma vaga em Biomedicina

Oitos horas trabalhando sob o sol forte. Essa é a rotina de Vanderlucia Santos, 36 anos, que varre as ruas do município de Luís Eduardo Magalhães, interior da Bahia, a 953km de Salvador. Casada e mãe de três filhos, ela começou a trabalhar como gari no ano passado, para que o marido não deixasse de […]
Arquivo -

Oitos horas trabalhando sob o sol forte. Essa é a rotina de Vanderlucia Santos, 36 anos, que varre as ruas do município de Luís Eduardo Magalhães, interior da Bahia, a 953km de Salvador. Casada e mãe de três filhos, ela começou a trabalhar como gari no ano passado, para que o marido não deixasse de estudar.

Jorge, o marido de Lucia – nome pelo qual prefere ser chamada – é estudante de Direito e, até o ano passado, era o único da família que trabalhava. Quando ficou desempregado, pensou em desistir dos estudos mas Lúcia não aceitou e decidiu buscar um emprego para assumir as despesas da casa. “Quando ele disse que estava pensando em abandonar a faculdade, não deixei. Somos uma família humilde e a única forma de vencer é através da educação”, contou Lucia.

A dedicação do marido aos estudos Jorge foi o incentivo para que ela voltasse também a estudar. A gari concluiu o ensino médio em 2014, aos 33 anos, mas depois disso, não pensava em retomar livros e cadernos. “Mais uma vez, meu marido foi a minha inspiração. Ele sempre foi muito estudioso e, vendo o exemplo dele, decidi que iria fazer o Enem”.

O Youtube foi a principal ferramenta para que Lucia conseguisse conciliar os estudos com o trabalho. “Eu baixava todas as vídeos aulas, colocava em uma caixinha de música e escutava enquanto fazia meu serviço”, explicou Lucia. O esforço valeu a pena. Lúcia ganhou uma bolsa de estudo de 100% para cursar Biomedicina em uma faculdade particular da sua cidade. A estudante já está no segundo semestre, apesar da rotina desgastante. “Começo a trabalhar às 7h da manhã às 7h da noite. Vou direto para a faculdade. Não é fácil, meus pais nunca tiveram a oportunidade de estudar. Nunca tive exemplos positivos”.

A estudante de Biomedicina é a primeira da família entre quatro irmãos a fazer uma faculdade. Graças ao exemplo de Lúcia e Jorge, a trajetória dos filhos do casal é diferente. O filho mais velho Diego, 20 anos, trabalha como programador de site; Daniel, 18 anos, fez o Enem e conseguiu uma bolsa de estudo de 100% para cursar Engenharia Civil e Davi, 16 anos, também conseguiu uma bolsa de estudo para cursar o ensino médio em uma escola particular. “Me sinto muito feliz com a vitória da minha família. Eu construi uma família do bem”, declara Lucia emocionada.

Mesmo depois de ter conquistado o sonho de entrar em uma faculdade, Lucia não abandonou a sua caixinha de som, que foi um objeto tão importante para a sua vitória. O aparelho ainda é o maior companheiro para revisar todos os assuntos que são vistos na faculdade enquanto limpa a cidade onde mora. “Para mim, a educação é algo extraordinário. Eu descobri que a educação é o caminho um pouco tarde. Nunca pensei que um dia teria essa oportunidade e, agora que eu tenho, vou aproveitá-la de todas as formas. O estudo é valioso”, concluiu.

Fonte: Bárbara Maria – Ascom Educa Mais Brasil

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Agência deverá pagar R$ 10 mil a cliente por falha em cancelamento e agendamento de voo

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

São Paulo domina e vence, mas vacilo deixa disputa aberta contra o Athletico-PR

Últimas Notícias

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas

Esportes

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Arena MRV

Polícia

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Ressaltou várias vezes que iria cometer o crime