Pular para o conteúdo
Publieditorial

É a hora: Como se dar bem em uma entrevista de emprego?

Antes de uma entrevista, as pessoas sonham, se planejam e preparam o físico e o emocional. Mas, na maioria das vezes, isso não é suficiente. A insegurança, angústia e o frio na barriga acabam tornando tudo ainda mais difícil. Para dificultar ainda mais, são poucas opções de vagas e vários concorrentes. Por esse motivo, para […]
Arquivo -

Antes de uma entrevista, as pessoas sonham, se planejam e preparam o físico e o emocional. Mas, na maioria das vezes, isso não é suficiente. A insegurança, angústia e o frio na barriga acabam tornando tudo ainda mais difícil. Para dificultar ainda mais, são poucas opções de vagas e vários concorrentes. Por esse motivo, para muitos, a hora da temida entrevista é a pior parte do processo na busca por um emprego.

Uma boa postura, um sorriso sincero e um aperto de mão podem fazer toda diferença nesse momento. Controlar as emoções também pode ser essencial para passar uma boa impressão antes da primeira palavra. De acordo com Henrique Ramos, diretor da área de Carreiras da Talento.RH, até uma boa noite de sono e uma alimentação leve fazem a diferença. “Treinar o ouvido para entender bem a pergunta que está sendo feita e responder adequadamente pode ser um diferencial. Mesmo que o candidato não conquiste aquela posição, deixará uma marca positiva para futuros processos seletivos”, assegurou.

Segundo Henrique os dados coletados em uma entrevista são checados e, se surgir alguma inconsistência, o candidato poderá ser descartado. “Hoje, está cada vez mais comum as avaliações sobre a integridade do profissional, como exemplo PIR – Avaliação da Integridade Aplicável para candidatos e funcionários que tem como objetivo identificar o nível de resiliência que o profissional possui quando exposto a dilemas éticos profissionais no exercício de suas atividades”, detalha.

Como dica principal para quem está no processo de entrevistas Henrique cita que é necessário que o entrevistado tenha em mente que também pode escolher o seu futuro contratante. “É necessário evitar também a robotização do discurso, mas ter em mente todo seu histórico com datas, motivos de entrada e saída e eventos comportamentais que podem ser apresentados como exemplo para cada desafio que atravessou nas empresas por onde passou”, conclui.

Participar de um processo seletivo não é fácil. Mas existem algumas dicas importantes que podem ajudar o candidato a não se enrolar e ganhar pontos positivos com seu futuro chefe. Confira:

  1. Seja pontual

A pontualidade é um requisito que muitos recrutadores prestam atenção. O ideal é chegar um pouco antes da entrevista – mas não precisa exagerar.

  1. Vista-se corretamente

Cada profissão tem um código de vestimenta e suas roupas na hora da entrevista precisa estar de acordo. Bermudas, shorts e saias curtas são proibidas.

  1. Comportamento ideal

O tom de voz, as palavras, as gírias. Tudo será detalhadamente analisado pelo recrutador. E ele precisa saber que você é um profissional sério, mesmo que a empresa tenha um ambiente descontraído.

  1. Seja coerente

Cair em contradição ou ser devagar na resposta para uma pergunta direta pode diminuir a sua performance em uma entrevista. Pense nas respostas e seja objetivo.

  1. Mostre conhecimento sobre a empresa

Antes de ir à entrevista, é essencial saber o máximo sobre a empresa: quem a dirige? Qual é a sua história? Além de ir para a entrevista com informações, você poderá fazer perguntas interessantes e criar empatia com o entrevistador.

  1. Você quer essa vaga?

Não só demonstre interesse pela empresa. É preciso ter realmente a vontade de trabalhar lá. Não adianta ir para entrevista só porque está precisando de um emprego e depois não dar o máximo de si.

Hoje o mercado oferece opções para pessoas com os mais variados níveis de escolaridade, mas a concorrência é grande, sendo assim, é necessário sempre investir na educação. Nesse novo passo, você pode contar com a ajuda do Educa Mais Brasil. O programa oferece bolsas de estudo de até 70% para várias modalidade de ensino. Com apoio, você pode se matricular uma pós-graduação, cursos profissionalizante ou iniciar a graduação dos seus sonhos. Acesse o site do Educa Mais Brasil e confira todas as oportunidades disponíveis na sua região. A inscrição é gratuita.

Fonte: Bárbara Maria – Ascom Educa Mais Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

SAS promete concluir reformas e entregar 3 Cras até o fim de 2025

Colegas estranham sumiço e encontram professor morto em Três Lagoas

moeda

Moeda brasileira tem 2° melhor desempenho entre as principais divisas emergentes e dólar cai

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Jorge Caldeira palestra sobre carbono neutro em Chá Acadêmico da ASL

Últimas Notícias

Cotidiano

Consórcio Guaicurus é condenado a pagar pensão vitalícia a diarista que fraturou coluna em ônibus

Advogados dos empresários do ônibus tentaram culpar a vítima pelo acidente, alegando que ela estava posicionada de forma errada dentro do ônibus

Brasil

RJ: Mulher é presa por torturar a própria sobrinha

Mulher chegou apresentar laudo médico falso para justificar torturas

MidiaMAIS

Festival de Bonito segue com inscrições abertas para expositores de artesanato e gastronomia

24° Festival de Inverno de Bonito será realizado entre os dias 20 e 24 de agosto

Polícia

Ao defender mãe com bebê no carrinho, mulher agride suspeito com golpes de capacete em CRS

Suspeito seria conhecido na região do Coophavila II por atos violentos