Pular para o conteúdo
Publieditorial

Dia do Mídia: conheça mais sobre o mídia, que atua diretamente nas campanhas publicitárias

Todo cliente deseja ter a campanha publicitária perfeita veiculada nos meios de comunicação, assim como todo consumidor deseja encontrar o produto perfeito que atenda às suas necessidades. A conexão entre ambos é desempenhada, em geral, por um personagem importante: o profissional de mídia, que atua diretamente no planejamento, na execução e na definição das demais […]
Arquivo -

Todo cliente deseja ter a campanha publicitária perfeita veiculada nos meios de comunicação, assim como todo consumidor deseja encontrar o produto perfeito que atenda às suas necessidades. A conexão entre ambos é desempenhada, em geral, por um personagem importante: o profissional de mídia, que atua diretamente no planejamento, na execução e na definição das demais estratégias necessárias de veiculação dos anúncios. Diante da importância deste profissional, é celebrado nesta quinta-feira, 21 de junho, o Dia do Mídia.

Mesmo antes de terminar a graduação em Publicidade e Propaganda, Lizy Ribeiro estava decidida sobre seguir esta área. “Quando entrei na faculdade já queria ser mídia. Comecei a estagiar em 1998 e sempre segui neste setor. Atuo em todas as etapas do trabalho. Recebo o PIT (Pedido Interno de Trabalho) solicitando planejamento de campanha a partir do briefing apresentado”, descreve a função. O briefing é onde estão especificados os dados necessários para realizar o plano de mídia. Os principais pontos considerados para a definição das estratégias de divulgação são objetivo do cliente para aquela ação e o público alvo. “Consideramos o Impacto e a cobertura para que este público seja atingido pela ação proposta o maior número de vezes possível”, destaca.

Em geral, nas grandes agências de publicidade, o departamento de mídia envolve três frentes: os gestores (coordenadores, diretores), que atuam no planejamento; os executivos de mídia, que realizam a execução do planejamento e autorizam a veiculação das campanhas; o faturamento e check-in, cujas funções são desempenhadas por assistentes ou, às vezes, estagiário.

Para investir na campanha publicitária, é preciso que o mídia conheça também a dinâmica dos veículos de comunicação e avalie qual é o mais adequado para o orçamento do cliente e os objetivos da marca.  “Em seguida, começamos o processo estratégico de pensar no público-alvo e em como iremos atingi-lo em grande impacto. A estratégia é enviada e aprovada pelo cliente, que nos sinaliza sobre a aprovação do plano. Enviamos a autorização (PI – Pedido de Inserção) para os veículos que selecionamos”, explica Ribeiro.

 

Arquivar dados sobre veículos (tiragem, audiência, alcance) e público-alvo pode ser uma boa estratégia de organização das informações que facilitam o planejamento. Lizy Ribeiro destaca que “existem pesquisas que nos guiam para conhecermos os hábitos deste público porque, geralmente, o cliente já define qual o público que ele deseja atingir em cada campanha. Simulamos planos para atingir o TRP ideal (soma bruta dos pontos de audiência ou audiência bruta acumulada)”. Entre as ferramentas que contribuem para a identificação mais adequada do público-alvo, a exemplo do Marplan e do Ibope.

Para o desempenho da função, a graduação em Publicidade e Propaganda costuma ser a mais requisitada devido às habilidades técnicas do profissional, mas pode abranger cursos como Comunicação Social, Marketing e até Administração. Independente da formação, o perfil profissional é importante para o alcance dos objetivos: ter curiosidade; embasar as propostas com técnicas e pesquisas de audiência; investir no relacionamento institucional da agência; entre outros.

De acordo com a empresa de recrutamento e seleção de profissionais do ramo de comunicação e tecnologia, Tampos.Co, o Analista de Mídia está entre os dez profissionais mais procurados pelas empresas nestas áreas. A faixa salarial do Mídia é variável de acordo com a experiência profissional e o porte da empresa em que atua. O salário de um profissional Júnior varia entre R$ 2.000 e R$ 3.000 e, para cargos de nível Sênior, os salários podem chegar a R$ 5.000 (os valores podem variar).

Saiba mais: conheça a remuneração de do profissional de publicidade

 

Tunísia Cores – Ascom Educa Mais

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

STF tem maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão e à perda do mandato

Policial atira em pneu de carro após motorista avançar propositalmente contra casal

aposentadoria inss

Juiz determina suspensão imediata de todos os descontos de aposentadorias em favor da Contag

Ciclista morre atropelado na BR-267 e condutor foge do local

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Dourados terá 3 voos semanais para SP e venda de passagens começam amanhã, diz governador

Últimas Notícias

Charge

Pega ladrão!

Economia

Poupança tem saída líquida de R$ 6,4 bilhões em abril

O saldo da poupança é de pouco mais de R$ 1 trilhão

Polícia

Homem é preso em flagrante por agredir, perseguir e amealhar ex-mulher de morte

A vítima apresentava lesões visíveis e foi encaminhada ao hospital

Polícia

Mulher é indiciada por falsificar autorizações para receber cestas básicas em CRAS

Mulher foi indiciada por falsificar autorizações para receber cestas básicas em CRAS