Pular para o conteúdo
Publieditorial

Conheça as áreas de atuação do profissional de Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma profissão ideal para quem deseja se comunicar e estar constantemente rodeado de pessoas com perfis diferentes. O campo de atuação profissional é amplo e se estende desde a infância até a velhice. “A procura pelo curso tem aumentado muito nos últimos dois anos, depois de um período curto de pouca procura”, […]
Arquivo -

A Fonoaudiologia é uma profissão ideal para quem deseja se comunicar e estar constantemente rodeado de pessoas com perfis diferentes. O campo de atuação profissional é amplo e se estende desde a infância até a velhice. “A procura pelo curso tem aumentado muito nos últimos dois anos, depois de um período curto de pouca procura”, destaca Rafael Cabral, coordenador do curso na Unijorge.

Segundo o profissional, houve um crescimento da procura pela formação nas instituições de ensino, nos últimos anos, que pode ter entre os fatores o aumento da população idosa brasileira. “O fonoaudiólogo é muito procurado para os cuidados com os idosos, mas esses profissionais podem trabalhar desde o nascimento até a velhice, gerando assim mais oportunidade no mercado de trabalho de Fonoaudiologia”, complementa Cabral, que atua na instituição de ensino que oferta bolsas de estudo para o ensino superior por meio do Educa Mais Brasil.

A Fonoaudiologia é uma ciência da área da saúde que estuda toda a comunicação humana – desde a comunicação oral até a audição e a escrita. Entre as funções mais comuns está o cuidado com a voz, uma vez que a mudança no timbre pode ser sinal de doença grave, a exemplo o câncer de laringe. O fonoaudiólogo também cuida da escrita, audição e de funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolver atividades voltadas a prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia também faz parte da sua área de atuação.

Saiba mais: qual é o salário de um Fonoaudiólogo

Apesar da variedade de áreas de atuação, a paixão pela comunicação humana despertou em Bruno Guimarães o desejo de cursar Fono, como é apelidado o curso de graduação. “O curso possui diversas áreas de atuação e todas são relacionadas à comunicação. Mas eu sempre tive muito interesse nas áreas de audiologia e voz. Durante o curso, também tive a oportunidade de aprender sobre saúde pública e linguística”, conta o estudante do 7º semestre.

A área é fiscalizada pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e pelos Conselhos Regionais (CRFa), que estão distribuídos entre 9 regiões. Além de permitir a atuação em diversos segmentos, a formação pode ser complementada por onze especializações. Com a graduação, o profissional pode trabalhar em clínicas, consultórios, escolas, hospitais, creches e berçários. Em emissoras de rádio e televisão, auxilia apresentadores e atores na postura da voz. Para exercer a profissão é exigido registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

Sobre o Curso de Fonoaudiologia

Se você quer ser o profissional que vai ajudar as pessoas a se comunicarem melhor, seja através da voz, da escrita ou da audição, o curso de Fonoaudiologia pode ser o ideal para você. O Educa Mais Brasil pode te ajudar a realizar este sonho. O programa oferece bolsas de estudo de até 70% de desconto para graduação. Acesse o site, procure pelo curso do seu interesse e veja quais são as faculdades mais próximas de você. A inscrição é gratuita.

O que o fonoaudiólogo pode fazer?

Audiologia –  Elaborar programa de prevenção e promoção da saúde auditiva. Realizar diagnóstico audiológico e reabilitação e selecionar e adaptar próteses auditivas.

Disfagia – Diagnosticar e tratar pacientes com transtornos da deglutição.

Fonoaudiologia educacional –  Promover, aprimorar e prevenir alterações de linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial e voz, favorecendo e otimizando o processo de ensino e aprendizagem.

Fonoaudiologia neurofuncional – Avaliar, diagnosticar e reabilitar pessoas com alterações neurofuncionais, atuando nas sequelas de danos ao sistema nervoso central ou periférico.

Fonoaudiologia do trabalho – Desenvolver programas de conservação auditiva, detectar e diagnosticar riscos fisiológicos em situações reais e possibilitar a permanência do profissional no trabalho em sua plena capacidade.

Gerontologia –  Prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os transtornos relacionados a audição, equilíbrio, fala, linguagem, deglutição, motricidade orofacial e voz de idosos.

Linguagem – Prevenir, diagnosticar e tratar transtornos na fala e na escrita.

Motricidade orofacial – Prevenir, diagnosticar, habilitar e reabilitar funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição e articulação da fala. Realiza também o aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial.

Neuropsicologia – Prevenir, avaliar, tratar e gerenciar os transtornos que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.

Saúde coletiva – Construir estratégias de planejamento e gestão e atuar na atenção à saúde a partir do diagnóstico de grupos populacionais.

Voz –  Prevenir, avaliar, aperfeiçoar e tratar da voz falada e cantada. Auxiliar profissionais, como cantores, jornalistas, atores e professores, na postura vocal em suas atividades.

 

Fonte: Bárbara Maria – Ascom Educa Mais Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em dia simbólico para mulheres negras, Nala foi coroada Miss Trans Plus Size em concurso 

Brasil sai na frente, mas leva virada da Itália na final da Liga das Nações feminina de vôlei

Carro fica completamente destruído após motorista bater em carreta na MS-141

Jovem de 20 anos é decapitado e tem órgãos retirados do corpo em aldeia de Paranhos

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

motociclista

‘Irresponsabilidade e imprudência’: internautas reagem ao atropelamento de idoso na Duque de Caxias

Irredutível: Trump avisa que tarifaço é realidade e passa a valer 1º de agosto

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo aproveita erros do Fluminense, se segura no fim e vence a 3ª seguida no Brasileirão

Resultado fez o São Paulo encerrar a 17ª rodada com 22 pontos, próximo do G-6

Esportes

Brasil encerra Jogos Mundiais Universitários com 16 medalhas

Brasil encerra Jogos Mundiais Universitários com 16 medalhasForam dois ouros, três pratas e sete bronzes

Brasil

INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho

Adesão ao acordo com governo pode ser feita até novembro

Esportes

Ceará surpreende e acaba com série invicta do Cruzeiro dentro do Mineirão

Cruzeiro corre riscos de perder a liderança ao término da rodada