Pular para o conteúdo
Publieditorial

Cerca de 20 mil escolas públicas participam da Olimpíada de Matemática para o ensino fundamental

A 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) Nível A tem início nesta terça-feira (30) em todo o país. Cerca de 20 mil escolas participam e, juntas, somam mais de 1,5 milhão de estudantes do quarto e do quinto ano do ensino fundamental. Realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o […]
Arquivo -

A 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) Nível A tem início nesta terça-feira (30) em todo o país. Cerca de 20 mil escolas participam e, juntas, somam mais de 1,5 milhão de estudantes do quarto e do quinto ano do ensino fundamental. Realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o torneio tem apoio do Ministério da Educação (MEC), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Durante a competição, os estudantes respondem a 20 questões objetivas que dão destaque para raciocínio lógico e seguem parâmetros curriculares nacionais. O tempo destinado à resolução é de 1h30. “Eu considero muito importante essa iniciativa e as ações pedagógicas criadas para estimular e até descobrir grandes talentos na área”, destaca a pedagoga Daniele Gomes, de 39 anos, coordenadora Pedagógica do Colégio Heitor Villa Lobos, unidade Camateí.

Embora a instituição não participe dessa edição da Olimpíada de Matemática, já que integra a rede privada, existem diversas ações desenvolvidas ao longo do ano letivo para desenvolver competências matemáticas. “Nós trabalhamos muito com o raciocínio lógico-matemático, que eu acho crucial. Realizamos competições de tabuada, olimpíadas internas, disputas interclasse, chamada oral ao final de cada bimestre”, enumera a profissional, que é também especialista em Gestão Escolar e em Psicopedagogia Clínica e Institucional. As atividades são desenvolvidas ao logo do ano, com projetos diferentes a cada bimestre.

Outro ponto importante é a aplicação de simulados da disciplina desde o 1º ano do ensino fundamental I até a última série do ensino médio. “Nós podemos mensurar com mais detalhe o desempenho individual, o rendimento geral da turma e também do professor. Isso é feito por meio de relatórios que o nosso sistema de ensino nos encaminha para trabalharmos juntos e mediarmos todas as dificuldades apresentadas naquela série ou segmento” explica a docente.

Os estudantes também realizam simulados de vestibulares em geral; da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona estudantes para a Universidade de (USP); e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que viabiliza o ingresso em instituições públicas de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Universitário (SiSU).

Segundo com a organização, os objetivos da edição 2018 foram ampliados e incluem “estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e promover inclusão social”.

 

Tunísia Cores – Ascom Educa Mais Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Ponto de acolhimento

Com previsão de 10 °C, SAS reativa ponto de acolhimento no Ayrton Senna

Ex-bancária de Dourados reinventa aposentadoria na produção de farofa artesanal com sabor de infância

sala de cremação preta gil

Emocionante? Influencer entra em crematório e mostra como foi despedida de Preta Gil

‘Pix falso, lanche falso’: lanchonete envia pedra no lugar de lanche por suspeita de golpe de cliente

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Nelsinho e Tereza abrem diálogo estratégico nos EUA com embaixadora brasileira

Acidente com ônibus do cantor Netto Brito deixa quatro mortos na Bahia

Últimas Notícias

Cotidiano

União autoriza expropriação de 6 km na BR-163 para duplicação em Campo Grande

CCR MSVia precisa ampliar parte da BR-163 como parte do novo plano de concessão

Brasil

CFM proíbe médicos de aplicarem anestesia para realização de tatuagens estéticas

Proibição vale independentemente da extensão ou localização da tatuagem

MidiaMAIS

Nova frente fria surpreende e traz florada de ipês-amarelos a Campo Grande

Florada dos ipês-amarelos ocorre sempre entre os meses de julho e agosto e costuma durar pouco mais de uma semana

Política

Nelsinho e Tereza abrem diálogo estratégico nos EUA com embaixadora brasileira

Embaixadora do Brasil nos EUA diz que Trump surpreendeu a todos com tarifaço