Pular para o conteúdo
Publieditorial

As visitações aos museus podem ser uma boa forma de despertar o interesse de crianças e jovens para o aprendizado

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado hoje (18/05), é sempre bom lembrar a importância de os estudantes conhecerem e colocarem o que está sendo aprendido em sala de aula em prática. Para despertar isso, muitas escolas e colégios investem em vistas aos museus. Sejam eles histórico, de Arte, Ciência, Temático ou Militar, todo o conhecimento […]
Arquivo -

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado hoje (18/05), é sempre bom lembrar a importância de os estudantes conhecerem e colocarem o que está sendo aprendido em sala de aula em prática. Para despertar isso, muitas escolas e colégios investem em vistas aos museus. Sejam eles histórico, de Arte, Ciência, Temático ou Militar, todo o conhecimento é valido. Há museus para todos os gostos e interesses. Com as informações do Museusbr, comparado nacionalmente, na região Centro-Oeste concentra 7% dos museus.

As vistas aos Museus também têm a importância de desenvolver a relação dos alunos com a escola e com isso poder gerar resultados de bom aprendizado e desenvolvimento dos estudantes, como explica Ilca Costa Lima, coordenadora da Estação Infância. “Levamos as crianças da nossa escola ao Museu, pois é o momento para colocarem o que aprenderam em prática e de vivenciarem todo o conhecimento. Com isso a escola consegue agregar mais informação para os alunos”, pontua, destacando a importância da manutenção e preservação destes espaços.

Segundo Museusbr – Rede Nacional de Identificação de Museus – o país conta com 3807 espaços nesta categoria, sendo 72% públicos e 28% privados. A maior parte dos espaços destinados a cultura funcionam na região sudeste (39%), seguido do Sul (29%), Nordeste (21%). O Centro-Oeste só conta com 7% dos museus do país. Como a plataforma é colaborativa, é possível indicar outros espaços e atualizar as informações.

Os museus têm grande influência do aprendizado e na formação, levando crianças e adultos a grandes descobertas na área da cultura, ciência e tecnologia. Além de promoverem e gerarem oportunidades de pesquisas e ações em busca da valorização do patrimônio cultural. Nos museus é possível fazer atividades de observação, quanto realizar experimentos que não seriam executáveis em sala de aula.

Buscando por essa valorização, a Escola Solares desenvolve projetos que envolvem a visitação a museus. “É bom repassar aos alunos a história da nossa herança. Além deles poderem ver materializado o que é falado em sala de aula, é uma ótima oportunidade de terem esse contato. Uma aula prática no próprio museu com os professores de história, por exemplo, é o momento ideal para tirar dúvidas. Percebemos que se expande ainda mais o conhecimento”, diz Jocimara Serta, coordenadora do Fundamental na Escola Solares

 

Bolsas de estudo para Gestão de Museologia e História

Gosta de museus? A Museologia estuda, identifica, restaura e classifica peças de valor histórico e cultural. O Museólogo é o responsável por este trabalho de documentar, pesquisar e conservar o acervo. Tem interesse pela área? O Educa Mais Brasil oferta bolsas de estudo em Gestão em Museologia e História. Os descontos nas mensalidades chegam até 70%. O portal MIDIA MAX é parceiro do programa e para conseguir a bolsa só é preciso fazer a inscrição gratuita através do site www.educamaisbrasil.com.br/midiamax.

 

Vanessa Casaes – Ascom Educa Mais Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Arlindo Cruz não responde mais a estímulos: ‘Está bem distante’

‘Só ouvi o barulho’: Caminhoneiro alega não ter visto motocicleta de nutricionista morto em acidente  

ceu-tempo-ceu eliel

Com sol entre nuvens, máxima alcança 32°C em MS nesta quarta-feira

Homem é preso após ser acusado de assediar crianças em parque de Dourados

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Menino de 10 anos morre em acidente de motocicleta conduzida pelo tio na MS-156

Últimas Notícias

Polícia

‘Alegrava nossas manhãs’: Amigos se despedem de nutricionista morto em acidente em MS

Caminhoneiro disse não ter visto motocicleta onde estava nutricionista

Cotidiano

Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande nesta quarta-feira

A equipe plantonista realizará os atendimentos por ordem de chegada, mas dará prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes

Esportes

Onde assistir: quarta tem seleção feminina em campo, muito Brasileirão e pré-oitavas da ‘Sula’

Campeonatos voltam 'com tudo' após pausa pra Copa do Mundo de Clubes

Cotidiano

Super Quarta: Funsat oferta mutirão mais de 2 mil vagas em Campo Grande

Além da lista de vagas diárias, três empresas realizam seleção nesta quarta-feira