Nomes locais entram no ar

A programação especial de Ano Novo  da TVE/MS, que homenageia o poeta Manoel de Barros, trará um panorama cultural com o melhor da produção para 2016. Artistas consagrados e bandas, além de programas especiais inéditos e documentários, serão apresentados durante 30 horas, além de homenagear também personalidades marcantes do Estado, como Maria Glória de Sá Rosa e Geraldo Roca, ambos falecidos este ano.

 “A TVE reflete o bom momento  da produção cultural do estado,  que mesmo  enfrentando um momento econômico difícil,  tem  superado esse momento  e  estamos  fazendo um panorama real, um   amálgama,  nessa  fusão de coisas ou pessoas distintas que formam um todo na nossa cultura, registrando aquilo que   aconteceu neste ano em nossa cena cultural”, afirma Bosco Martins, presidente da emissora.

O extinto programa Roda Viva MS terá uma reprise especial com Geraldo Roca, gravada em 2004, homenageando 1 ano de sua morte. A   programação especial trás ainda inúmeras atrações etemáticas voltadas para todas as idades, que irão ao ar a partir do dia 2 janeiro até  2 de fevereiro de 2017. No jornalismo, além da exibição da matéria vencedora do Prêmio Águas do Guariroba, será apresentado o inédito documentário “TV-Memória – A história do início do Telejornalismo Regional Brasileiro”.                   
                                  
“No ano em que se celebramos o centenário do nascimento do poeta Manoel de Barros, a TVE traz uma faixa especial de Ano Novo, intitulada ‘Meu quintal é maior que o mundo’, com produções especiais, cujo olhar recai sobre a universalidade nas representações locais e com aquilo que nosso artistas e produtores culturais produziram nesse ano que passou, o espelho  e a cara de MS”. Além das 30 horas de produção de Mato  Groso do Sul, serão apresentadas outras 30 horas de programação em parceria com a TV Cultura, incluindo a infantil. 

Outras atrações

Aos sábados, a partir das 21h, será exibido o DVD musical “Delinha Sinfônica”, com a rainha do rasqueado Delinha.  Neste especial, sua personalidade única, timbre contagiante e as letras das músicas conquistam os corações e os ouvidos de todos. 

Outro projeto que entra na programação é “Descendo o Sarrafo”, dos músico do Choro Opus Trio, que é formado por Eduardo Martinelli, Ivan Cruz e Philip Andara. Com influências de Pixinguinha e Edmundo Villani-Côrtes, o chorinho de sarrafo era presença constante nos cassinos e rádios e na TV. Boa parte dos registros foram perdidos após o estúdio ser fechado durante a ditadura militar. As exibições são sempre aos domingos às 21h. 

Os músicos Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro também protagonizam um encontro musical intitulado “Saudações Pantaneiras”, que vai ao ar toda segunda-feira às 21h. O especial é uma viagem por canções que levam a imaginação para a região do Pantanal, local que serviu de inspiração não só para Manoel de Barros mas também para Geraldo e Marcelo. Além disso, bandas como Curimba e Santo Chico terão espaço, assim como diversos outros artistas regionais de destaque. 

Confira a programação completa e veja mais informações sobre a programação pelo site: http://portaldaeducativa.com.br/site/tv-educativa/