Campo–grandenses foram surpreendidos na tarde desta quinta-feira (27) com fila de ambulâncias passando por avenidas da Capital. Os veículos são para renovação da frota de saúde de municípios de Mato Grosso do Sul e serão distribuídos para algumas cidades.
Os veículos foram anunciados pelo Governo do Estado durante o evento “Acolhe Saúde”. Desde a quarta-feira (26), gestores e profissionais de saúde se reúnem no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo para debater sobre a saúde em MS.
Serão 52 novas ambulâncias e 52 veículos utilitários — entre pick-ups, SUVs e de passeio. Três ambulâncias foram entregues de forma simbólica durante o evento e passaram pelas ruas de Campo Grande.
Distribuição
Conforme o Estado, as 52 ambulâncias atenderão diversos municípios com transporte mais seguro e ágil para pacientes em situações de urgência e emergência. Assim, a distribuição prevê 30 entregas para os DSEI-MS (Distritos Sanitários Especiais Indígenas). Bem como a rede materna infantil dos municípios e hospitais regionais.
Já os veículos utilitários devem reforçar as ações de Vigilância em Saúde, combate a arboviroses e de controle, eliminação e/ou erradicação de doenças imunopreveníveis. Estes devem ir para 30 municípios do interior e Campo Grande.
Estes veículos também devem atender demandas do Serviço de Atendimento Domiciliar do Hospital Regional.
Anúncio
Os veículos já haviam sido anunciados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) em 4 de fevereiro. Os R$ 30 milhões são de recursos próprios, repasses e emendas parlamentares.
Os utilitários também poderão levar imunização itinerante às comunidades distantes e aldeias indígenas, facilitando o acesso a vacinas contra doenças como gripe, Covid-19 e febre-amarela.