STJ tira condenação por tráfico de drogas de preso que recebeu maconha na marmita em MS
Ministra entendeu que quantidade de maconha se enquadrava em posse para consumo próprio
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) ‘rebaixou’ a condenação por tráfico de drogas de preso em Mato Grosso do Sul flagrado com 37 gramas de maconha para posse para consumo próprio. A Quinta Turma do STJ aplicou o parâmetro fixado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) que estabeleceu a quantidade de 40 gramas para diferenciar usuários de maconha de traficantes.
No caso em julgamento, um homem já preso em Mato Grosso do Sul foi condenado a seis anos e cinco meses de prisão por receber uma marmita com a droga inserida em um pedaço de carne. A defesa alegou ao STJ que houve a tipificação inadequada do fato, uma vez não existiriam provas para a condenação por tráfico de drogas.
“A jurisprudência deste STJ vem se posicionando de maneira clara acerca da necessidade da consolidação de quadro seguro sobre a autoria e a materialidade para que se possa dar o réu por incurso no delito de tráfico, prevalecendo, em caso de dúvida, o tipo do artigo 28 da Lei 11.343/2006”, afirmou a relatora do caso, ministra Daniela Teixeira.
Segundo a ministra, tanto o tipo penal de tráfico quanto o de consumo criminalizam as condutas de “ter em depósito e trazer consigo” drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, conforme descrito na Lei de Drogas. A diferença entre eles, observou, está na destinação que o portador pretende dar à droga.
Tipificação do tráfico de drogas
A ministra esclareceu que o tipo penal do artigo 28 da Lei 11.343/2006 criminaliza tais condutas quando o indivíduo tiver por objetivo o “consumo pessoal”; já o artigo 33 da mesma lei não exige destinação especial.
Em seu voto, a relatora lembrou os parâmetros fixados no parágrafo 2º do artigo 28 para definir se a destinação da droga é consumo próprio ou não: natureza e quantidade da substância; local e condições em que se desenvolveu a ação; circunstâncias sociais e pessoais; e conduta e antecedentes do agente.
Ela também destacou a recente decisão do STF, que firmou tese no sentido de que “será presumido usuário quem, para consumo próprio, adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo até 40 gramas de Cannabis sativa ou seis plantas-fêmeas, até que o Congresso Nacional venha a legislar a respeito”.
Ao ponderar que as provas apresentadas no caso em análise não permitem concluir que a substância fosse destinada à venda, a relatora entendeu que deve prevalecer a alegação do preso de que é usuário – afirmação respaldada pela quantidade de maconha encontrada em seu poder.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motociclista é socorrido desacordado e moto é destruída em acidente em cruzamento de Campo Grande
- Ex-diretor da Ceasa é condenado por desvios de R$ 451 mil em cobrança ilegal a produtores
- Amigos fazem vaquinha para que mãe de MC LaBrysa viaje a Cuiabá, onde jovem foi encontrada morta
- ‘Uma nova estrelinha’: Morre bebê afogada em bacia pela mãe em São Gabriel do Oeste
Últimas Notícias
Marçal anuncia empresária para comando da Secretaria de Cultura de Dourados
Gisella Silva Melo recebeu a missão de resgatar parcerias com instituições para impulsionar projetos
Enquanto 15 municípios de MS estão em alerta para chuvas intensas, calor se intensifica em outras cidades
Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Pantanal Sul-Mato-Grossense e Leste de Mato Grosso do Sul estão sob alerta das chuvas, enquanto os riscos de umidade baixa seguem por todas as outras regiões do Estado
Com mais de 500 votos, diretoria eleita do Sinpol-MS toma posse na próxima terça-feira
José Sobrinho assume a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de 2025 até 2028
Estudantes de Direito em Jardim podem participar de processo seletivo do TJMS no município
Para participar do processo seletivo, é necessário estar regularmente matriculado em curso de Direito
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.