O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) divulgou uma nota oficial com a informação de que irá adotar as medidas compatíveis de acordo com a gravidade da situação. A nota diz respeito aos vídeos que circulam na internet desde sexta-feira (1º) com o grito de guerra violento dos soldados recém-formados da PMMS (Polícia Miltar).
Segundo o posicionamento, o Ministério ainda analisa as imagens onde mostram policiais militares recém-formados cantando um grito de guerra cujo conteúdo é violento e incompatível com os princípios constitucionais que regem a atuação das forças de segurança pública.
As imagens viralizaram nesta sexta-feira (1º), um dia após a formatura dos 427 novos agentes da corporação. Entretanto, o vídeo foi gravado na quarta-feira (31). O vídeo mostra um grupo de soldados se balançando, batendo palmas e gritando o seguinte trecho:
“Bate na cara, espanca até matar. Arranca a cabeça dele e joga ela pra cá. O interrogatório é muito fácil de fazer. Eu pego o vagabundo e bato nele até morrer. Desce aqui e venha conhecer. A tropa da PM que cancela CPF”.
O MPMS se manifestou com alegação de que a corporação é importante para o Estado e para a população sul-mato-grossense, e por isso, ‘defende que não se pode permitir comportamentos dessa natureza, sob pena de comprometer a credibilidade e os valores que devem nortear a atuação da Polícia Militar’.
Por fim, o órgão afirma que observa de perto os desdobramentos das apurações já anunciadas e irá analisar detalhadamente o conteúdo exposto no vídeo, para adotar as medidas compatíveis com a gravidade da situação.
Grito de guerra
Ao todo, 427 novos soldados participaram da cerimônia de formatura na quinta-feira (31). Eles passaram por 1.554 horas de formação, entre aulas teóricas e práticas.
A formatura aconteceu no pátio do Palácio Tiradentes, onde fica o Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Diversos policiais filmaram o grito de guerra. Mas, o que chama a atenção é a letra do grito de guerra e o caso vem repercutindo no Brasil.
Veja o vídeo a seguir:
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.