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Transparência

Sem ponte de concreto, estrutura de madeira sobre o Rio Anhanduí passará por reformas

A reforma da ponte visa garantir a segurança da estrutura durante o transporte de equipamentos de grande porte
Lethycia Anjos -
Ponte de madeira (Imagem ilustrativa, arquivo)

Essencial para o transporte da produção agrícola de Campo Grande — que soma quase 90 mil hectares de lavouras de e — a ponte de madeira sobre o Rio Anhanduí, localizada na estrada vicinal CG-284, na zona rural da Capital, passará por reformas estruturais. O acesso à ponte se dá pela BR-267, km 191.

A medida foi oficializada por meio de Termo de Cooperação Mútua entre a Prefeitura de Campo Grande, com interveniência da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), e a empresa Fótons de São Jorge Energias Renováveis S.A. O acordo está publicado na edição desta terça-feira (8) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

O termo de cooperação estabelece que a empresa irá realizar a manutenção da ponte. No entanto, sem repasse de recursos públicos, conforme previsto no plano de trabalho e cronograma físico anexados ao processo. A reforma visa garantir a segurança da estrutura durante o transporte de equipamentos de grande porte vinculados às atividades da empresa.

Além disso, a vigência do termo tem início no quinto dia útil após a publicação e permanece válida até à execução dos serviços. O acordo está assinado pela prefeita Adriane Lopes (PP), pelo secretário da Sisep, Marcelo Miglioli, e pelos representantes da empresa Thiago Rezende e Tauries Nakazawa.

Pontes de concreto

A ponte da CG-284 sobre o Rio Anhanduí já esteve entre as estruturas previstas para substituição por concreto. Em 2020, o Governo do Estado e prefeituras da região anunciaram planos para construir três pontes de concreto entre Campo Grande e — incluindo uma na CG-284. Em 2021, a prefeitura lançou uma licitação para a construção de uma ponte de concreto armado de 78 metros de extensão e 6 metros de largura nesse mesmo trecho.

Na ocasião, a Prefeitura de Campo Grande havia anunciado a construção de seis pontes de concreto na zona rural. Cinco delas na região do Distrito de Anhanduí. O investimento total previa R$ 6,6 milhões para duas pontes nas estradas CG-284 e CG-342, com recursos do Governo do Estado. Além disso, haveria mais R$ 3,3 milhões para uma ponte na CG-342, com recursos do município.

Na época, o então secretário Rudi Fiorese detalhou a construção de três pontes sobre afluentes do Rio Anhanduí na CG-284. O trecho, de estrada vicinal, se estendia por 37 quilômetros até a divisa com e Nova Alvorada do Sul. Também estavam previstas pontes na CG-342 – Córrego Liso; na CG-112-Córrego Engano; e por fim, no Córrego Lageado.

Fiorese justificou que a substituição das antigas pontes de madeira por estruturas de concreto era urgente. Segundo ele, o crescimento do cultivo de grãos em áreas antes destinadas à pecuária torna a mudança necessária. Com o aumento da movimentação de carretas que transportam insumos e grãos, as pontes de madeira — com capacidade de até 15 toneladas — estavam sendo insuficientes. As estruturas de concreto, por sua vez, suportam até 45 toneladas por eixo e oferecem maior segurança e durabilidade.

CG-342

Ainda em 2020, a prefeitura entregou a ponte de 44 metros sobre o Rio Anhanduí, no ramal da CG-342. O local, abrange uma estrada vicinal com 70 km de extensão que começa no núcleo urbano de Anhanduí, às margens da e atravessa a região que concentra a maior produção agrícola da Capital com 12 mil hectares plantados de soja. A ponte, que liga Campo Grande a Nova Alvorada do Sul, substituiu a antiga, destruída numa ação de vândalos.

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