Pular para o conteúdo
Transparência

Segurança em casa de acolhimento de crianças e adolescentes em Costa Rica entra na mira do MPMS

Promotoria recomendou que seja construído um muro de alvenaria e que uma equipe de segurança fique integralmente no espaço para evitar conflitos
Thalya Godoy -
Compartilhar
Espaço acolhe crianças e adolescentes. Imagem ilustrativa. (Madu Livramento/Jornal Midiamax)

O MPMS (Ministério Público de ) recomendou à Prefeitura de , a 327 km de , que aumente a segurança na Casa Lar Santa Terezinha. O local é uma unidade de acolhimento para crianças e adolescentes vítimas de abandono dos pais ou responsáveis.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme a publicação no Diário Oficial do órgão, desta terça-feira (11), entre os problemas verificados estão os vidros das janelas quebrados em mais de uma ocasião por adolescentes acolhidos, que utilizaram os estilhaços para colocar a si próprios e a terceiros em risco.

Os acolhidos ainda têm tido contato com terceiros devido à grade que existe na frente da Casa Lar Santa Terezinha. Além disso, a equipe de segurança trabalha de forma intermitente. Foi verificado que, quando estão ausentes, há aumento de conflitos e violência no local.

Diante disso, o Promotor de Justiça Guilherme Pereira Diniz Penna deu 60 dias para que a Prefeitura de Costa Rica faça adequações das portas e janelas para que não sejam utilizados como armas pelas crianças e adolescentes e substitua a grade por um muro de alvenaria ou outro material que evite contato externo não supervisionado com os acolhidos. 

A promotoria também recomendou que seja mantida uma equipe de segurança em período integral no local pelo menos até o fim do ano, “quando a questão poderá ser reavaliada”. O Cleverson Alves dos Santos (PP) terá 15 dias para responder se irá acatar ou não a recomendação do MPMS. 

O Midiamax solicitou uma nota à prefeitura sobre o assunto e aguarda resposta. A matéria foi feita a partir de documentos públicos e o espaço segue aberto para manifestações. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados