Sanesul é condenada a pagar indenização de R$ 100 mil por cobrar ‘ar’ de consumidores

Constante falta de água deixava canos com ar, que era registrado pelo medidor

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Localização do bairro Nova Aliança, em Ladário (Reprodução)

A Justiça condenou a Sanesul – concessionária de água e saneamento que atende 68 cidades de Mato Grosso do Sul – ao pagamento de R$ 100 mil a título de indenização por danos morais coletivos por cobrar pelo ‘ar’ de moradores em Ladário, cidade a 425 km de Campo Grande.

O MPMS (Ministério Público de MS) moveu ação civil pública após receber ofício da Câmara de Vereadores do município e constatar irregularidades no fornecimento de água no bairro Nova Aliança, na cidade pantaneira.

Tudo começou depois que um morador denunciou constante falta de água no bairro. Assim, o MPMS verificou que muitos moradores recebiam água somente em determinados períodos, de forma intermitente.

Além disso, ficou comprovada a cobrança por parte da concessionária pelo ar que ficava nos canos após as interrupções no fornecimento de água.

Dessa forma, sempre que o abastecimento de água parava, o ar ficava nos canos. E, quando voltava, o ar passava pelo medidor. A medida caracteriza cobrança indevida.

A sentença foi proferida em 1º grau pela juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo, da Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos da Comarca de Corumbá, no dia 10 de junho de 2024.

A Sanesul recorreu da decisão. No entanto, em dezembro, a 1ª Câmara Cível negou, por unanimidade, o recurso da concessionária. A Sanesul deverá fazer o pagamento para o Fundo Municipal de Defesa a Consumidor de Ladário.

Conteúdos relacionados

vanda
(Foto: Reprodução | Sesau)