Pular para o conteúdo
Transparência

Riedel decreta Política de Compliance Público para maior transparência na gestão pública em MS

A CGE-MS e a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica serão responsáveis pela coordenação e execução da PCP
Mariane Chianezi -
Compartilhar
agência
Secretaria de Governo de Mato Grosso do Sul (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

O governador de , Eduardo Riedel (), decretou nesta terça-feira (11) a Política de Compliance Público (PCP) no Poder Executivo Estadual. A proposta visa maior na gestão pública.

Através do decreto, publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) o PCP passará a ser obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo de Mato Grosso do Sul. Conforme o texto, a medida tem como objetivo garantir a conformidade dos atos de gestão com padrões éticos e legais, além de aprimorar a transparência na administração pública.

O decreto do governo detalha que o PCP será baseado em dois eixos: integridade, que envolve ética, conduta, transparência e responsabilização, e gestão de riscos. Leia trecho do decreto:

“I – Política de Compliance Público (PCP): conjunto de estruturas e de procedimentos destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais, éticos e legais e a garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos, por meio do fomento, da implantação, da execução e do monitoramento de ações relacionadas à integridade pública e à gestão de riscos;

II – integridade pública: conjunto de ações institucionais voltadas à prevenção, à detecção, à punição e à remediação de fraudes e de atos de , visando a orientar e a guiar o comportamento dos agentes públicos de forma a alinhá-los ao interesse público;

III – risco: possibilidade de um evento ocorrer e de afetar desfavoravelmente a realização dos objetivos do órgão ou da entidade da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual;

IV – gestão de riscos: arquitetura necessária (princípios, objetivos, estrutura, competências e processo) para gerenciar riscos, por meio dos procedimentos de identificação, de análise, de avaliação e de tratamento dos riscos que possam afetar os objetivos institucionais;

V – Unidades Setoriais de Controle Interno: aquelas que oferecem apoio administrativo e operacional às Secretarias de Estado e à Procuradoria-Geral do Estado nas funções de auditoria governamental, correição, ouvidoria e compliance;

VI – Unidades Seccionais de Controle Interno: aquelas que oferecem apoio administrativo e operacional às entidades integrantes da Administração Indireta do Poder Executivo Estadual nas funções de auditoria governamental, correição, ouvidoria e compliance.”

A CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado) e a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica serão responsáveis pela coordenação e execução da PCP. Ambos serão responsáveis pela capacitação de servidores, a disseminação das diretrizes do programa e a integração da PCP ao planejamento estratégico do Estado.

Para garantir a aplicação das diretrizes, será criado um Comitê Central de Compliance Público, que acompanhará a implementação da PCP e orientará o Governo na tomada de decisões estratégicas. Além disso, cada órgão da administração estadual deverá instituir um Comitê Setorial de Compliance Público, responsável por monitorar a execução do programa e elaborar relatórios periódicos.

O decreto pode ser lido de maneira integral na página 3 do DOE desta terça-feira (11).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados