Pular para o conteúdo
Transparência

Promotora dá 48h para Prefeitura de Miranda explicar atraso no pagamento de servidores

Além dos subsídios dos servidores em atraso, prefeitura não fez repasses à previdência, conforme a investigação do MP
Celso Bejarano -
miranda
Foto: Reprodução; Prefeitura de Miranda.

A Prefeitura de , cidade distante 210 quilômetros de , virou alvo de procedimento que apura o atraso no pagamento de servidores. O prefeito Fabinho Florença () tem dois dias para dar explicações sobre os fatos.

A promotora de Justiça do MPMS (Ministério Público de ), Cinthia Giselle Gonçalves Latorraca, anunciou nesta quinta-feira (13) pelo Diário Oficial do órgão que instaurou o procedimento. A ação apura os fatos e “eventual responsabilidade do prefeito municipal de Miranda [Fabinho Florença, do PSDB], em relação aos subsídios de em atrasos, bem como suposta ausência de repasse dos valores da previdência dos servidores”.

Desta forma, a promotora fixou em dois dias o prazo para que o prefeito fundamente os atrasos salariais e do repasse previdenciário.

No entanto, a publicação oficial não aponta números de servidores que estariam sem receber nem a quantia devedora à previdência. A reportagem do Midiamax tentou ouvir a prefeitura para comentar a investigação do MPMS, no entanto, até o fechamento deste material não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestação.

Intimação

Além de instaurar o procedimento, a promotora determinou a intimação oficial do prefeito da cidade, listou questionamentos e deu prazo para as justificativas pelos atrasos.

“Oficie-se o Prefeito Municipal, EM RELAÇÃO AOS SUBSÍDIOS, para que esclareça, no prazo de 48h (quarenta e oito horas), objetivamente e com encaminhamento de documentação comprobatória e estritamente pertinente: a) quais são os servidores que se encontram com o subsídio atrasado; b) quais os proventos (bruto) de cada um deles; c) quais valores eles vêm recebendo (bruto) nos meses em mora; d) qual a justificativa para o inadimplemento a essa verba de caráter alimentar; e) quais são os valores, neste mesmo período, que Vossa Excelência e seus Secretários, receberam?”

Além disso, a promotora ainda questiona: “Houve, igualmente, diminuição proporcional aos proventos dos servidores? Se não, por quê?”

Mais prazo

O MPMS ainda quer saber sobre a “ausência de repasse dos valores da previdência do servidor”. Para tal questão, também foi estipulado o prazo de 48 horas, para que o prefeito indique se “os valores relativos aos descontos e repasse para a previdência social dos servidores, tem sido feito adequadamente?”

A promotoria Cintia Latorraca solicita ainda ao prefeito que ele demonstre documentalmente as razões que justificariam a ausência do repasse previdenciário, que estaria sendo descontado do salário dos servidores.

Por fim, a promotora pergunta também à prefeitura: “Qual a destinação desses valores? Qual a justificativa legal, em caso de desvio destes recursos, para alocar em outro fim esta verba tributária vinculada?”

O sindicato da categoria não se manifestou até o fim da manhã desta quinta-feira.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E você pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Disney anuncia parque temático em Abu Dhabi, o primeiro no Oriente Médio

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

Algumas pessoas estavam próximas à margem no momento do ocorrido

Brasil

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Decidiu simplificar o uso dos recursos captados por meio desses papéis

Le Blog Maria Antonia

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

O lendário ex-Beatle Paul McCartney prepara um novo voo criativo com o filme de animação “High in the Clouds”, inspirado em seu próprio livro infantil de aventuras. A produção, que promete encantar públicos de todas as idades, contará com um elenco de vozes repleto de grandes nomes da música e do entretenimento. De acordo com … Continued

Brasil

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

A medida atende a pedido da Controladoria-Geral da União