Pular para o conteúdo
Transparência

Promotora cobra medidas efetivas contra bullying nas escolas em Aquidauana

As escolas têm 15 dias para responder ao MPMS via e-mail
Vinicios Araujo -
Bullying nas escolas
Lei do Bullying foi sancionada em janeiro (Ilustrativa, Alicce Rodrigues, Midiamax)

A 1ª Promotoria de Justiça de publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (13), retroativo ao dia 16, uma recomendação às escolas públicas e privadas do município para que adotem medidas efetivas de conscientização, prevenção e combate ao

A orientação, assinada pela promotora de Andrade Arruda, destaca a urgência em promover ambientes escolares seguros, respeitosos e livres de violência.

Com base em legislações como o Estatuto da Criança e do Adolescente, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e a Lei Federal nº 13.185/2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, o Ministério Público exige que todas as escolas incluam em seus projetos pedagógicos ações específicas contra o bullying, como:

  • Capacitação de e equipe pedagógica;
  • Inclusão de regras contra o bullying nos regimentos internos;
  • Orientação a vítimas e agressores, com possível encaminhamento para assistência médica, psicológica ou jurídica;
  • Envolvimento da família no processo de conscientização;
  • Realização de atividades educativas anuais sobre o tema.

A promotoria também lembra que bullying e cyberbullying foram criminalizados pela Lei 14.811/2024, podendo levar à responsabilização cível, administrativa ou penal de responsáveis, sejam instituições ou indivíduos.

As escolas têm 15 dias para responder ao MPMS via e-mail, informando sobre o acatamento ou justificando eventual não implementação das recomendações.

Violência que marca

No dia 5 de junho, o Midiamax noticiou o relato angustiado de uma mãe atípica que descobriu a violência que o filho estava sofrendo na escola. Moradores em Terenos, a criança que tem , foi vítima de bullying dentro de uma escola estadual.

O menino chegou a urinar nas roupas, de tanto nervoso, por conta das agressões verbais e do constrangimento provocado por colegas de sala.

A situação veio à tona após a mãe encontrar no celular do filho um grupo de mensagens onde outros alunos faziam piadas cruéis e debochavam do menino, que não sabe ler nem escrever, e por isso não entendia o conteúdo das mensagens. Segundo o relato, ele vinha demonstrando irritação e tristeza frequente ao retornar da escola, o que levou a mãe a investigar.

Na tentativa de buscar apoio, a mulher procurou a direção da escola, mas afirma ter recebido como resposta que “não havia o que fazer”. O adolescente, que faz uso de medicação controlada e já teve acompanhamento de professor de apoio em outra unidade escolar, agora está sem qualquer tipo de suporte pedagógico.

“Meu filho está sem apoio nenhum. Ele estava bem antes da mudança de escola. Hoje, se recusa a ir. Está triste, sem entender o que acontece. E eu, desesperada, sem ajuda de ninguém”, desabafou a mãe ao Midiamax.

A reportagem buscou a SED para saber se alguma providência seria tomada e também em relação a um professor de apoio para o menino, mas não obteve resposta. O espaço continua aberto.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Deputado Federal Fábio Trad

‘Trad é família e não seita’, defende Fábio ao anunciar apoio a Lula em 2026

Após pressão de CPI, Consórcio Guaicurus deve contratar seguro de veículos

Motor de geladeira pega fogo e casa fica parcialmente destruída após incêndio em Corumbá

Ação social visa oferecer vagas de emprego para egressos e familiares em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

vereadora

MPMS arquiva denúncia contra fiscalização de vereadora em UPAs de Dourados

Últimas Notícias

Política

Processo contra Carla Zambelli no Brasil é nulo, defende Pollon sobre prisão de deputada na Itália

"Ela sabe que no Brasil jamais terá um processo minimamente justo", disse Pollon

Famosos

Solteira, Virgínia Fonseca recebe caminhão de flores de cantor comprometido

Virgínia Fonseca deu o que falar ao mostrar que recebeu um caminhão de flores de um cantor sertanejo comprometido; entenda o que rolou

MidiaMAIS

Veio morar? Atriz Cláudia Ohana desembarca em Mato Grosso do Sul; saiba o motivo

"Vou juntar duas coisas maravilhosas, cinema e natureza", declarou a artista sobre a vinda ao Estado

Polícia

Pistoleiro ferido em tiroteio na fronteira permanece em UTI e sob custódia da polícia

As autoridades paraguaias prenderam oito pessoas, após encontrar balaclavas, coletes à prova de balas com nomes da Senad e armas de fogo