Pular para o conteúdo
Transparência

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

Apesar de apontar série de irregularidades, promotor opta por fazer 'recomendação'
Celso Bejarano -
Prefeito José Paleari e o promotor Maurício Cabral. (Reprodução)

Denunciado na corregedoria acusado de ‘amolecer’ para o de , o promotor de Justiça do MPMS (Ministério Público de ), Maurício Mecelis Cabral, prorrogou por mais um ano o inquérito civil instaurado em maio de 2023, dois anos e quatro meses atrás, para investigar supostos abusos e irregularidades no programa de abastecimento de combustíveis da frota de veículos e maquinários da prefeitura da cidade. Há indícios de que houve exageros nos gastos.

Apesar de reconhecer série de falhas, o promotor opta em emitir ‘recomendação’ em vez de ingressar com ação civil de administrativa contra o prefeito José Paulo Paleari (PP).

Um anônimo da cidade protestou porque queria que o promotor seguisse com inquérito e aplicasse punição nos servidores que cuidavam do setor de abastecimento da frota.

Ele encaminhou a denúncia à Corregedoria do MPMS contra o promotor, por entender que ele estaria ‘aliviando’, desprezando as suspeitas de ilegalidade, o que poderia afetar o prefeito. O MPMS ainda não se manifestou.

Promotoria aponta falhas, mas não entra com ação

prefeitura iptu
Prefeitura de Nova Alvorada do Sul. (Divulgação, PMNAS)

A anunciar as recomendações, a Promotoria de Justiça de Nova Alvorada do Sul listou as irregularidades acerca do programa de abastecimento da frota.

Após apontar diversas irregularidades sobre mau uso do dinheiro público, o promotor decidiu que o melhor a ser feito é dar um ‘puxão de orelha’ e emitiu série de recomendações ao prefeito.

Então, a prefeitura respondeu que irá atender à recomendação, para evitar a ação judicial, e emitiu a seguinte nota:

A Controladoria Interna do Município após analisar a Recomendação N.0002/2025/PJ/NAAD, a qual o Ministério Público Estadual recomenda à Controladoria Interna do Município que passe a realizar auditoria periódica acerca da estrita observância da legalidade de abastecimento de veículos da frota Municipal e, principalmente, sobre o abastecimento de máquinas, resolve: Acatar em sua integralidade a Recomendação N.0002/2025/PJ/NAAD, visto a tamanha importância de tal procedimento administrativo, servido como instrumento de controle e consequentemente trazendo melhor gestão dos recursos públicos utilizados no funcionamento da Frota Municipal.”

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

Uma falha

Note aqui um comunicado enviado pelo representante da empresa que administra o chamado Taurus Card, que controla os abastecimentos da frota.

Informamos que a partir de hoje, 12 de setembro, foi implementada a recomendação descrita anteriormente, com o objetivo de aprimorar o controle e a transparência no uso dos veículos oficiais. Foi estabelecida uma trava no sistema Taurus Card, determinando que cada abastecimento deve respeitar um intervalo mínimo de duas horas para o mesmo veículo. Essa medida visa evitar abastecimento sequenciais em curto espaço de tempo, conforme identificado pela promotoria de Justiça nos autos do inquérito civil“, diz a nota da SH Informática, dona do cartão Taurus Card.

Pelo expressado no texto, havia carro oficial da Prefeitura de Nova Alvorada do Sul que era abastecido de maneira indiscriminada. O condutor ia ao posto, enchia o tanque; depois, a prefeitura pagava a conta.

No curso do inquérito, descobriu-se que, em períodos nos quais a prefeitura atrasava o pagamento do cartão, os abastecimentos eram feitos por meio de anotações, e isso colocava em risco a regularidade do sistema; isto é, poderiam surgir fraudes, ou, então, carros que não eram da prefeitura também poderiam ser abastecidos no posto credenciado.

O que é recomendação

No Ministério Público, uma recomendação é um ato formal extrajudicial, não obrigatório, pelo qual o promotor de Justiça expõe razões fáticas e jurídicas sobre uma questão para persuadir o destinatário a adotar ou a deixar de adotar certas condutas em benefício da melhoria de serviços públicos, ou da proteção de direitos.

Embora não tenha força coercitiva, a não observância de uma recomendação pode levar o Ministério Público a tomar outras medidas judiciais, como uma ação civil pública.

A prefeitura já comunicou o promotor que vai acatar todas as recomendações anunciadas.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câncer de pele de Bolsonaro é agressivo? Conheça características da doença

Dagoberto Nogueira assume coordenação da bancada federal de MS

Alcolumbre cita anistia e obstrução e diz que todo dia alguém aparece com problemas

‘Implorei’: filha chora morte de trabalhador atropelado e queria que ele largasse o emprego

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Dino cobra da AGU e TCU cronograma para fiscalizar ‘emendas Pix’

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Tombamento de carreta no Anel Rodoviário leva uma vítima para unidade de saúde

Tombamento de carreta foi registrado na tarde desta quarta-feira (17), no km 487 da rodovia BR-163, próxima ao cruzamento com a Avenida Ana Rosa Castilho Ocampos

Trânsito

Trabalhador pode ter sido atropelado pelo próprio caminhão da Solurb na Duque de Caxias

A hipótese que a vítima foi atropelada por um carro, foi completamente descartada após as primeiras investigações

Le Blog Maria Antonia

Melania Trump “very british” ao chegar no Reino Unido

Ao desembarcar do Air Force One, nesta terça-feira (16), a primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, chamou a atenção ao pisar em solo britânico com um look que exaltava a elegância clássica do país anfitrião. Fiel à sua paixão pela Burberry, marca icónica do estilo britânico, Melania escolheu um trench coat Kensington Heritage, peça atemporal … Continued

Brasil

Quem criou a PEC da Blindagem? Conheça o autor da proposta

Proposta foi apresentada em 2021