Pular para o conteúdo
Transparência

Prefeitura envia à Câmara projeto que cria Patrulha Maria da Penha em Dourados

Projeto visa agregar na proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar
Marcos Morandi -
dourados
Prefeitura de Dourados (Marcos Morandi, Midiamax)

Já está na Câmara o Projeto de Lei do Executivo que cria a Patrulha Maria da Penha, grupo especializado para atendimento de , que será coordenado pela Guarda Municipal. A proposta visa aumentar a segurança das mulheres e reduzir o número de feminicídios.

“A patrulha vai oportunizar celeridade na assistência à vítima de violência, seja física ou psicológica, e, certamente, vamos diminuir os casos de feminicídio”, explica o prefeito Marçal Filho ()

A proposta, protocolada nesta quinta-feira (13) e que agora entrará na pauta do Legislativo Municipal, tem como intermediador o vereador Inspetor Cabral (PSD), que atua há 25 anos na Guarda Municipal.

Ele ressalta que o projeto visa agregar na proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, garantindo o cumprimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha.

A Patrulha vai atuar em conjunto com outros órgãos competentes, como a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e demais instituições parceiras.

Além do trabalho de acompanhamento às vítimas de violência, a Patrulha vai buscar estabelecer um relacionamento com a comunidade, por meio de medidas preventivas, viabilizar a integração dos serviços oferecidos às mulheres em situação de violência doméstica, fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência, entre outras ações.

O procurador geral do município, Alessandro Lemes Fagundes, disse que a expectativa do Executivo é de uma aprovação célere na Casa de Leis, tendo em vista a demanda da sociedade.

“Temos todo o interesse através da Prefeitura que essa pauta tenha andamento ágil na Câmara, pois a população clama por uma ação como essa e vamos acompanhar com expectativa positiva”, ressaltou o procurador.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com Mega-Sena e Lotofácil, confira os números sorteados em seis loterias neste sábado

Policial militar aposentado e seu filho são executados no bairro Moreninhas

Funcionária de doceria denuncia patroa por assédio moral e colegas por ofensas

Margot bate no peito para criticar projeto que quer ‘limpar as ruas’ da Capital

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

ônibus

VÍDEO: Vidro de ônibus estoura e assusta passageiros no Terminal Hércules Maymone

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Hugo Calderano avança à final inédita do Brasil no Mundial de Tênis de Mesa

Últimas Notícias

Polícia

PM prende três pessoas pelo roubo de 100 toneladas de soja em Bandeirantes

Ocorrência começou após um gerente de fazenda, a 28 km de Bandeirantes, relatar à PM que o caseiro havia visto indivíduos carregando soja

Esportes

No clássico carioca, Fluminense supera o Vasco e sobe para o 5º lugar do Brasileirão

Em um duelo de opostos na tabela, o time das Laranjeiras mostrou força, poder de reação e manteve a freguesia recente do rival com uma virada por 2 a 1 que incendiou as arquibancadas

Cotidiano

Com duas em MS, investigações de suspeita da gripe aviária em andamento sobem de 18 para 19

Duas investigações ocorrem em unidades comerciais: uma em uma granja de pintinhos em Ipumirim (SC) e outra em um abatedouro de aves em Aguiarnópolis (TO)

Esportes

São Paulo perde para o Mirassol em pleno MorumBis pelo Brasileirão

Gabriel e Reinaldo marcaram os gols do surpreendente time do interior paulista