Pular para o conteúdo
Transparência

Atendentes de educação infantil demitidas acusam prefeitura de atrasar acertos em Bela Vista

Salário das servidoras exoneradas serão pagos de forma escalonada, em agosto e setembro
Renata Volpe -
Município de Bela Vista visto de cima. (Arquivo, Jornal Midiamax)

Sem aviso prévio, a Prefeitura de demitiu 92 atendentes da educação infantil em julho, convocadas por meio de , logo após assinatura de contrato e ainda atrasou o pagamento da rescisão que será quitada em duas parcelas.

Uma manifestação contra a situação será realizada no sábado (9) a partir das 8h, com uma caminhada que será finalizada em frente ao Paço Municipal.

Segundo o presidente do sindicato dos , Ramão Ortega, a mobilização será contra o atraso no pagamento. “As exonerações foram em 17 de julho e a prefeitura disse que era para . Abriu uma seletiva para estagiários e outro edital para contratação de educador social, que não tem nada a ver com educação infantil, apenas o salário é menor”, denunciou.

Uma das atendentes demitidas, que preferiu não se identificar, estava há nove anos no cargo. “Fiquei muito surpresa porque trabalho há 9 anos na prefeitura e nunca aconteceu algo do tipo. Assinamos um contrato até dezembro e cortaram em julho, fizemos um curso do normal médio que é um curso especializado em educação infantil e séries iniciais com duração de dois anos, conforme pedido no edital”.

Ainda segundo a ex-servidora, não foram pagos nem os dias trabalhados e nem a rescisão. “É bem difícil conseguirmos emprego, porque eu tenho nove anos de atendente de educação infantil e não tenho experiência em outras áreas e, assim como eu, quase todas que eu conheço estão na mesma situação. A cada ano buscamos mais cursos e especializações nessa área e sempre deixamos de lado as outras, pois não imaginávamos que isso poderia acontecer de repente”.

Bela Vista tem nove escolas municipais onde as atendentes estavam lotadas e 3.110 alunos matriculados.

O que diz a prefeitura

A reportagem do Jornal Midiamax procurou a prefeitura municipal que afirmou, por meio de nota, o escalonamento dos salários das atendentes. Assim, nesta sexta-feira (8), o pagamento de 40% do valor, correspondente ao salário referente ao período trabalhado e em 10 de setembro, o pagamento dos 60% restantes, relativos ao 13º salário proporcional e férias proporcionais acrescidas de 1/3.

Para justificar as exonerações, a assessoria do Paço fala que a medida foi necessária para garantir a adequação do município ao limite prudencial de gastos com pessoal, conforme determina a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). “Ressaltamos que os contratos firmados tinham prazo determinado de 12 meses, podendo ser encerrados antes do término, conforme a necessidade da Administração Municipal”.

Ainda, afirmou que as demissões não prejudicaram o retorno das aulas em 6 de agosto.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
processo

Presidente da Câmara de Itaquiraí é absolvido por manter 18 em situação de escravidão

Traficante que escondia cocaína em cano de esgoto é preso no Parque do Lageado

Acordo que liberou plenário não foi feito por Motta, mas na presença do presidente

Paraguai celebra ‘dia da chipa’ nesta sexta: iguaria conquistou Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Prefeitura tenta minimizar novo ataque de onça em Corumbá: ‘alvo era cachorro’

Morto em confronto ameaçou matar ex-patrão e já cometeu homicídio em 2021

PM salva terço de Nossa Senhora de carro destruído por fogo em Campo Grande

Egito e Catar trabalham em plano para trocar reféns por cessar-fogo em Gaza

Últimas Notícias

Cotidiano

Com câncer, idosa morre após espera de 9 meses por remédio na Justiça

O processo de pedido de remédio na Justiça, iniciado em 31 de outubro de 2024, segue até hoje, sem a liberação efetiva do medicamento ou dos valores necessários para aquisição

Política

Sob ameaça de suspensão de mandato, Pollon chora ao lembrar de presos por ataque ao STF

Há poucos dias Pollon proferiu ofensas públicas ao presidente da Câmara em manifestação na Capital

Polícia

Conversas flagradas em celular causaram prisão de policial penal em Campo Grande

Policial foi alvo de outra operação em 2022

Transparência

Campo Grande deve receber mais R$ 156 milhões de programa federal para investimentos

Para conseguir recursos para investimentos, cidade vai aderir ao Plano de Equilíbrio Fiscal do Governo Federal