Pular para o conteúdo
Transparência

Para acelerar trabalho, MPMS passa a usar Inteligência Artificial em análises ambientais

Sistema de Inteligência Artificial foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do Ministério Público de MS com a intenção de acelerar análises ambientais
Humberto Marques -
Inteligência Artificial será usada para acelerar análises ambientais no MPMS (Divulgação)
Inteligência Artificial será usada para acelerar análises ambientais no MPMS (Divulgação)

O MPMS (Ministério Público de ) anunciou a apresentação dos primeiros trabalhos desenvolvidos pelo Labi9 – o Laboratório de Inovação. O trabalho foca a automatização de rotinas do Nupam (Núcleo de Prática Ambiental). A iniciativa, conforme divulgado pelo órgão, visa ao uso de IA (Inteligência Artificial) para agilizar a análise de demandas ambientais.

💬 Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Bluesky

O foco, neste momento, é o combate ao desmatamento, degradação de APPs (áreas de preservação permanente) e reserva legal. Assim, a partir de agora, documentos como portarias, editais e ofícios, que antes levavam até 2 horas para serem produzidos manualmente por estagiários, serão gerados em apenas 12 segundos graças à Inteligência Artificial.

“A Inteligência Artificial está sendo utilizada com base no mapeamento do fluxo de trabalho do Nupam, permitindo a produção inicial de documentos de forma rápida, precisa e padronizada”, explicou Ricardo de Melo Alves, assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça e coordenador do Labi9. “Estamos automatizando aquilo que antes era um trabalho mecânico, para que os profissionais do núcleo possam se concentrar em análises mais complexas e estratégicas”.

O uso da IA se baseia na leitura e interpretação de relatórios técnicos ambientais, laudos do Nugeo (Núcleo de Geotecnologia) e autos de infração ambiental da PMA (Polícia Militar Ambiental), entre outros que indiquem ocorrência de lesões ambientais.

Inteligência Artificial deve dar eficiência e produtividade ao Nupam

O Nupam, parceria com a UCDB ( Católica Dom Bosco), atualmente auxilia cerca de 50 promotorias do Estado. Há aproximadamente 800 procedimentos em tramitação. Assim, espera-se que a Inteligência Artificial dê eficiência e produtividade ao núcleo.

Coordenador do Nupam, o promotor de Justiça Luciano Loubet disse que os primeiros testes da ferramenta “promissores”, com índice de acerto superior ao trabalho humano. A próxima etapa será o acompanhamento da aplicação prática da Inteligência Artificial, com ajustes baseados na avaliação de sua assertividade e validação pelos promotores e técnicos do MPMS.

“Entregamos um trabalho de 4 meses em soluções prontas para acelerar a resposta institucional a crimes ambientais, com mais precisão e menos tempo”, concluiu Loubet.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Curso gratuito de atendimento ao cliente está com inscrições abertas em Campo Grande

UFMS abre 50 vagas de estágio remunerado para diversos cursos

Suspeito de matar jovem em alojamento no interior de MS é preso em Goiás

Pavilhão de Ovinos vai ofertar cerca de 200 animais na EXPOAGRO

Notícias mais lidas agora

jbs

Em 30 dias, laudo da Planurb vai mostrar se JBS instalou sistema que pode acabar com mau cheiro

Empresário morre na delegacia após ser preso em acidente de trânsito

Vacinação contra a gripe

Campo Grande promove plantão de vacinação contra a gripe neste sábado; confira

vereadores

CPI do Consórcio: 1ª oitiva teve mudanças sem aviso e vereadores abandonando reunião

Últimas Notícias

Transparência

Conisul prevê pagar até R$ 1,35 milhão por máquinas pesadas e pessoal

Consórcio de municípios do sul do Estado fará o credenciamento de empresas para fornecimento de maquinário pesado, como rolo compressor e pá-carregadeira

Transparência

Aparecida do Taboado pagará R$ 1,8 milhão por instalação de rede de energia em loteamento

Loteamento Bom Jesus deve receber nova rede de energia em 7 meses, a contar da assinatura do contrato entre empreiteira e a Prefeitura de Aparecida do Taboado

Sem Categoria

VÍDEO: Resgate de adolescente em rio bloqueia trânsito na MS-080 em Rochedo

Trânsito foi bloqueado nos dois sentidos entre a madrugada e o início da manhã deste sábado (3)

Emprego e Concurso

Com provas em Campo Grande, seleção para EsPCEx encerra inscrições na próxima semana

Ao todo, são ofertadas 440 vagas para o curso de formação na EsPCEx