Pular para o conteúdo
Transparência

Municípios da Costa Leste terão central de compras compartilhada

Com central de compras compartilhada, Cidecol espera obter ‘ganho em escala’ nas compras públicas dos municípios integrantes
Humberto Marques -
Paranaíba, que integra o Cidecol, poderá se beneficiar de Central de Compras Compartilhada. (PMP, Divulgação)

Municípios que integram o Cidecol (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Costa Leste) anunciaram a criação de uma Central de Compras Compartilhada. A intenção é obter “ganho em escala” nos processos de compra quando envolverem, pelo menos, 2 municípios que integram o consórcio.

O regulamento da Central de Compras Compartilhada do Cidecol consta na edição desta sexta-feira (23) do Diário Oficial da (Associação dos Municípios de ). Por ele, os municípios deixam claro que licitações e contratações compartilhadas “promovem um potencial ganho de escala em decorrência da agregação dos quantitativos demandados pelos órgãos, possibilitando a ampliação da garantia da seleção da proposta apta a gerar o resultado da contratação mais vantajosa para todos os Municípios consorciados, assegurando tratamento isonômico entre os licitantes, evitando contratações com sobrepreço e incentivando a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável”.

A Central de Compras Compartilhadas do Cidecol, dessa forma, ficará responsável por planejar e coordenar a formulação, execução, avaliação e orientação técnica das políticas públicas e gestão de processos para “alienação, aquisição e/ou contratação de obras, bens e serviços de uso comum dos órgãos do Consórcio e dos entes públicos consorciados”. A intenção é focar na sustentabilidade, eficiência e qualidade na realização de gastos públicos.

Central de Compras Compartilhada atenderá ‘interesse comum’

Apenas os municípios que integrarem o Cidecol poderão utilizar a estrutura. Estes delegarão, de forma total ou parcial, atribuições, funções e procedimentos envolvendo todas as fases da licitação. A intenção é atender demandas em geração dos órgãos do consórcio e, em caso de contratações compartilhadas de bens e serviço, incluindo de engenharia, “sempre que for de interesse comum dos entes consorciados”.

Quanto a esse apontamento, o “interesse comum” ficará caracterizado quando houver interesse na contratação de bens e serviços por 2 entes consorciados, no mínimo. As licitações compartilhadas acontecerão por quaisquer modalidades e critérios de julgamento previstos em lei, incluindo o Sistema de Registro de Preços. Para tanto, deve-se observar as particularidades da modalidade adotada.

O dispositivo que detalha a criação da central de compras compartilhada tem a assinatura do presidente do Cidecol, o Maycol Henrique Queiroz Andrade (Paranaíba). Também integram o consórcio os municípios de , Aparecida do Taboado, Cassilândia, , Inocência, Ribas do Rio Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após rumores, Virginia Fonseca é flagrada com Vini Jr em passeio de iate na Espanha

Prefeitura publica abertura de licitação de R$ 1 milhão para compra de equipamentos eletrônicos

STF mantém prisão na Espanha do candidato mais rico do Brasil nas eleições de 2024

VÍDEO: Câmeras flagram colisão que matou mulher presidente de escolinha de futebol em MS

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

Após 77 dias internada, Dayane morre na Santa Casa vítima de tiros do ex-marido

VÍDEO: Adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Defesa vai pedir absolvição e alegar forte emoção em julgamento de ‘Opalão do PCC’ em Campo Grande 

Últimas Notícias

Cotidiano

Motoristas com placas final 3 e 9 têm até o fim de setembro para licenciar veículos em MS

Em todo Estado, 234 mil veículos não o regularizaram o licenciamento anual

Polícia

Bitrem pega fogo em rodovia de Mato Grosso do Sul e motorista escapa ileso

Chamas se alastraram para vegetação e canavial

Política

TJMS extingue de vez delegação de ex-deputado que deu calote milionário em taxas

Decisão declara vago cartório no distrito de Panambi, em Dourados

Polícia

Trio preso por roubo de carro, agride e tenta tirar arma de policial em delegacia de Campo Grande

Trio foi transferido para uma cela do Garras