O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) mirou na Saúde de Dourados após a fila para realizar um exame de endoscopia chegar a 2,7 mil pacientes aguardando. Edital do Procedimento Preparatório foi publicado nesta sexta-feira (21) no Diário do MP.
O procedimento quer apurar as medidas adotadas pelo município para a diminuição da fila de espera na rede pública. Consta nos altos que havia pacientes esperando desde 2022 para realizar o exame digestivo.
O total de pacientes inseridas no Sisreg (Sistema Nacional de Regulação) chegava a 2.617. Além disso, 121 pacientes tinham solicitado o exame via Core, o sistema de regulação estadual.
A Promotoria solicitou informações sobre providências aos gestores públicos, que repassaram “medidas incapazes de solucionar a demanda, se limitando a mencionar a inserção de alguns pacientes via CORE Ambulatorial”.
Com a troca de gestão, o MPMS considera que os novos gestores devem adotar medidas para sanar o problema e desafogar a fila. Por isso, o Procedimento vai acompanhar as medidas. Caso o problema persistir, o MP pode adotar outros procedimentos para garantir a prestação de serviço à população.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.