Pular para o conteúdo
Transparência

MP afirma que esquema de corrupção de Claudinho Serra age ‘até os dias atuais’

Procuradora do MP pede que Justiça mantenha investigados sob monitoramento da tornozeleira eletrônica
Gabriel Maymone -
Operação Tromper apurou esquema de corrupção na Prefeitura de Sidrolândia. (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Ao contestar tentativa do ex-chefe de licitações de , Marcus Vinícius Rossettini de Andrade Costa, de se livrar da tornozeleira, o MP (Ministério Público) afirmou que o esquema de chefiado por Claudinho Serra () está ativo até os dias atuais. Rossettini também trabalhou no governo de Reinaldo Azambuja (PSDB).

No dia 5 de junho, o Gaeco deflagrou a 4ª fase da Operação Tromper, que prendeu novamente Serra, seu assessor, Carmo Name Júnior, e o empreiteiro Cleiton Nonato Correia — os quais permanecem presos.

Conforme manifestação assinada pela procuradora de Justiça Criminal, Filomena Aparecida Depólito Fluminhan, a “Operação Tromper apurou a existência de um sistemático esquema de corrupção no município de Sidrolândia/MS, desde o ano de 2017 e que tem atuado até os dias atuais, em contexto de organização criminosa, destinado a obtenção de vantagens ilícitas por meio de fraudes em licitações“.

O documento faz parte de recurso que Rossettini tenta ‘subir’ ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para se livrar da tornozeleira, pela qual está sendo monitorado desde maio do ano passado.

Recentemente, o negou HC (habeas corpus) e prorrogou por mais seis meses o uso do equipamento. Então, a defesa do ex-chefe de licitação tenta novo recurso, alegando que Rossettini já está há mais de um ano sendo monitorado e que, nesse tempo, não houve violações às medidas cautelares e, por isso, não haveria fato novo que justificasse a manutenção das restrições.

Por outro lado, a procuradora do MP reforça que Rossettini era peça-chave na organização criminosa, “já que era ele quem possuía papel decisivo no direcionamento de licitações, para que as empresas do grupo [se] sagrassem vencedoras, permitindo que o esquema criminoso funcionasse ininterruptamente. Além disso, possuía a incumbência de auxiliar na operacionalização e execução do esquema criminoso”, diz trecho da manifestação.

Relatório de investigação do Gaeco revelou, ainda, conversa em que Claudinho Serra, nas vésperas de ser nomeado secretário de Finanças de Sidrolândia, chamou Marcus para ocupar o cargo, afirmando que ele “já é do time”.

Rossettini questionou Serra sobre seus antecedentes, já que é acusado de desvios milionários no período em que foi chefe de licitações do Estado, nomeado pelo então governador Reinaldo Azambuja.

Assim, Claudinho disse para Marcus ficar tranquilo e que ‘não abandona parceiro por nada’.

Marcus Vinícius atuou na gestão de Azambuja em 2017 e 2018. (David Majella, Arquivo, SAD)

Esquema continua até os dias atuais

O Ministério Público segue com as investigações da Tromper. Recentemente, tornaram-se réus pai e esposa de Claudinho Serra, além de outras oito pessoas.

Para os investigadores, o fato de o município manter contrato milionário com a empreiteira GC Obras de Pavimentação Asfáltica seria um indício de que o esquema continua lucrativo até hoje, já que a empresa seria de ‘fachada’, criada apenas para vencer tais licitações.

Assim, a procuradora pontua que: “Ainda remanesce contrato vigente do Município de Sidrolândia com empresa investigada, o que reforça a continuidade do esquema criminoso. Nesse sentido, consta o Contrato atual entre a Prefeitura de Sidrolândia e a empresa do ramo de engenharia e pavimentação asfáltica, GC Obras de Pavimentação Asfáltica, empresa esta alvo da ‘Operação Tromper’ e apontada na Ação Penal nº 0900195-72.2024.8.12.0045 como participante do ‘esquema’ liderado por Cláudio Serra, por intermédio de seu
representante/corréu Cleiton Nonato de Moraes. A empresa permanece em plena atuação no município até
os dias atuais, com contrato milionário, de R$ 17.294.984,20, cuja vigência compreende o período de 14/3/2024 a 13/3/2026″
.

À reportagem, o prefeito de Sidrolândia, Rodrigo Basso (PL), negou que haja resquícios do esquema até os dias atuais na prefeitura e disse que o contrato com a GC, na verdade, foi firmado com a Agesul, e a empreiteira está apenas refazendo obras malfeitas no município. “O contrato foi feito por meio de convênio com a Agesul no ano passado. O dinheiro estava na conta da prefeitura, que finalizou os pagamentos”, disse.

No entanto, Basso explica que precisou acionar a GC novamente. “A prefeitura entrou com recurso pedindo a garantia [da execução das obras]. Estamos cobrando, porque tem muito serviço para refazer”, explicou.

Claudinho Serra comandou esquema de corrupção

Claudinho Serra é apontado como ‘chefe’ da corrupção em Sidrolândia. (Arquivo, Jornal Midiamax [principal e detalhe])

O parlamentar é, também, ex-secretário de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica de Sidrolândia e está implicado nas investigações da 3ª fase da Operação Tromper, deflagrada pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção), com apoio do Gaeco.

Claudinho Serra e outros 22 viraram réus, em 19 de abril, após o juiz da Vara Criminal da comarca de Sidrolândia, Fernando Moreira Freitas da Silva, aceitar a denúncia apresentada pelo MPMS.

Assim, investigações do Gecoc e delação premiada do ex-servidor Tiago Basso da Silva apontam supostas fraudes em diferentes setores da Prefeitura de Sidrolândia, como no Cemitério Municipal, na Fundação Indígenaabastecimento da frota de veículos e repasses para Serra feitos por empresáriosOs valores variaram de 10% a 30% do valor do contrato, a depender do tipo de “mesada”. 

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Últimas Notícias

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime

Polícia

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Autor foi até à casa e perseguiu a vítima; o corte foi de 7 cm de profundida