Pular para o conteúdo
Transparência

Lula nomeia advogado de Campo Grande para ocupar vaga de juiz eleitoral do TRE-MS

Márcio de Ávila Martins Filho, indicado pela OAB, já ocupou vaga de conselheiro na entidade
Celso Bejarano -
Márcio de Ávila Martins Filho | Foto: Divulgação/OAB

Publicada nesta quarta-feira (7) no Diário Oficial da União a nomeação do campo-grandense Márcio de Ávila Martins Filho como novo juiz titular do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de . O presidente Lula foi quem assinou a escolha.

Martins Filho conquistou a vaga de magistrado eleitoral por indicação da OAB (Ordem dos Advogados do ). Ele concorreu a vaga junto com as advogados José Maciel Sousa Chaves e Silmara Amarilla.

O nomeado, que já ocupava vaga de juiz substituto na corte eleitoral sul-mato-grossense desde julho de 2023, cujo mandato expira neste ano.

Martins Filho é dono de escritório que cuida de causas ligadas ao direito eleitoral e empresarial. Graduou-se advogado há 16 anos e pós-graduou em Direito Público e Direito Eleitoral pela PUC de Minas Gerais.

Ocupou, também, vaga no Conselho da OAB-MS.

Nomeação publicada no DOU desta quarta-feira (07) (Reprodução)

O que faz um juiz eleitoral

Conforme publicação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na estrutura da (JE) Justiça Eleitoral, o juiz eleitoral é o ator mais próximo do eleitor e dos candidatos locais. Magistrados da Justiça Estadual, eles são designados pelo respectivo Tribunal Regional Eleitoral com competência de presidir as zonas eleitorais e julgar as causas envolvendo Direito Eleitoral na primeira instância.

A Justiça Eleitoral não possui quadro próprio de juízes. Por esse motivo, os magistrados da Justiça Comum exercem, cumulativamente, a função de juiz eleitoral. A tarefa inclui vasta competência de atribuições, como nomear os mesários, resolver incidentes eleitorais, dividir as zonas em seções eleitorais, deferir o alistamento eleitoral, julgar crimes eleitorais cometidos por candidatos a e vereador, e aprovar a candidatura, entre outras.

Ao exercer a função jurisdicional, o juiz eleitoral atua na solução de conflitos sempre que provocado judicialmente para aplicar o Direito. Isso acontecerá em situações como ajuizamento de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC) e nas representações por propaganda eleitoral irregular.

Na prática, o juiz eleitoral é um juiz de Direito estadual que presta um serviço à Justiça Eleitoral, da União. Eles obedecem ao critério de revezamento, e não podem exercer as funções eleitorais por mais de dois anos, salvo por motivo justificado, como por exemplo, pela ausência de outros juízes estaduais na comarca, hipótese em que exercerá as funções por tempo indeterminado.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

Provimento

Como não existe concurso público para a carreira de juiz eleitoral – uma vez que a JE não tem quadro próprio –, eles são escolhidos entre os juízes de Direito para o exercício temporário da judicatura eleitoral. As inscrições aos magistrados interessados são concorridas por meio de ofício, mediante edital disponibilizado pelo respectivo TRE.

Durante o exercício da função, o juiz eleitoral é remunerado pela União, acumulando o exercício do cargo originário. Por exemplo, se só houver um juiz de Direito no município, ele acumulará as funções na justiça comum com a função de juiz eleitoral e será remunerado por ambas. Em municípios onde há mais de um juiz, abre-se seleção para função eleitoral, de modo que haja rodízio entre os interessados em exercê-la.

O valor da gratificação é periodicamente divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atualmente, o valor mensalmente a título de pró-labore para juiz eleitoral é fixado em torno de R$ 6 mil.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gilmar Mendes nega pedido para afastar presidente da CBF 

PRF apreende cocaína escondida nos tênis em Terenos

banco central

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

Enquanto o Met Gala brilha, o Pet Gala encanta com estilo animal em NY

Notícias mais lidas agora

Patrola manipulou proposta de concorrente desclassificado em licitação da Agesul

Gigantes disputam Rota da Celulose com R$ 10 bilhões em investimentos em MS

Votação não define novo Papa e conclave será retomada nesta quinta

Historiadores lançam livros que documentam o coronelismo e disputa por terras em Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Esportes

Bahia sofre a virada do Nacional e perde a invencibilidade na Copa Libertadores

O duelo foi válido pela quarta rodada do Grupo E

Brasil

Dino e Mendonça têm discussão acalorada durante sessão do STF

O episódio ocorreu durante o julgamento que discute a constitucionalidade do artigo do Código Penal

Trânsito

Corpos de Patrícia, Maria Isabel e Gael começam a ser velados na noite desta quarta

O velório inicia por volta das 22h30, na Capela Jardim das Palmeiras

Trânsito

Avô e neto ficam feridos ao caírem de moto em buraco no Bairro Oliveira

Ambos foram levados para atendimento pelo Samu