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Transparência

Juiz dá cinco dias para município se manifestar em ação do Consórcio Guaicurus por multa milionária

Consórcio Guaicurus move enxurrada de ações na Justiça para conseguir mais verba pública
Gabriel Maymone -
Ilustrativa – Consórcio Guaicurus. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Em meio às investigações de CPI na Câmara Municipal que apuram diversas irregularidades e quebras contratuais por parte do , ação na Justiça movida pelos empresários do ônibus pode render multa milionária ao município de .

O processo é o mesmo que obrigou a Prefeitura a aplicar reajuste no passe no início deste ano.

Porém, agora, o Consórcio Guaicurus alega que houve atraso para o aumento da tarifa e cobra multa milionária da Prefeitura.

Então, o juiz Marcelo Andrade Campos Silva proferiu despacho mandando intimar o município para se manifestar no prazo de cinco dias sobre a multa.

O pedido das empresas de ônibus diz que “o reajuste deveria ter ocorrido em outubro/2024, mais especificamente até o dia 25.10.2024, ou seja, se pode verificar um atraso de 2 (dois) meses e 28 (vinte e oito) dias; consequentemente, necessário se faz a aplicação da astreinte fixada à fl. 1.952, pelo respectivo período”.

Depois disso, o magistrado irá analisar os dois lados e proferir uma decisão sobre a multa.

Multa milionária

aumento do passe de R$ 4,75 para R$ 4,95, em janeiro deste ano, ocorreu por determinação judicial, após pedido feito pelos empresários do ônibus. Na decisão, o juiz Marcelo Andrade Campos Silva determina que o município pague multa de 200% da diferença dos valores da tarifa durante o período em que não houve o reajuste.

Ou seja, o município deve calcular o quanto o Consórcio Guaicurus teria de receita caso a tarifa do ônibus fosse de R$ 4,95 desde o dia 25 de outubro de 2024, data-limite para reajuste, segundo o contrato de concessão.

Caso o pedido seja atendido, os empresários do ônibus e o município devem concordar com o cálculo do valor, que deve alcançar cifras milionárias, já que a estimativa é de que sejam vendidos 2,3 milhões de bilhetes por mês.

Assim, da data que o reajuste deveria ter sido aplicado ao dia em que foi oficializado o aumento — 23 de janeiro de 2025 —, passaram-se dois meses e 28 dias, ou 88 dias.

No entanto, o pagamento só deve ocorrer após uma decisão judicial, da qual ainda caberá recurso.

Leia também –Transporte público em crise: má conservação e falta de ônibus lideram reclamações contra Consórcio

Consórcio Guaicurus briga na Justiça por mais dinheiro público

Superlotação é situação diária na rotina dos passageiros do Consórcio Guaicurus. (Fala Povo, Jornal Midiamax)

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Os empresários de ônibus de Campo Grande são o verdadeiro exemplo do ‘mau negócio’ que rende milhõesNa verdade, bilhões.

Isso porque equipe técnica da Prefeitura da Capital certificou contábil nas planilhas do Consórcio Guaicurus e atestou que a concessionária teve receita de R$ 1.277.051.828,21 (um bilhão, duzentos e setenta e sete milhões, cinquenta e um mil, oitocentos e vinte e oito reais e vinte e um centavos), de 2012 a 2019.

Ou seja, o valor é somente dos oito primeiros anos do contrato. Os técnicos chegaram aos valores a partir de balanços enviados pelas próprias empresas de transporte.

Vale ressaltar que o Consórcio Guaicurus será beneficiado com cerca de R$ 64 milhões somente este ano, entre subsídios e isenção fiscal do ISS (Imposto sobre Serviço).

Apesar de ter o apoio do presidente da Câmara, Epaminondas Neto, o Papy (), para conseguir mais dinheiro público através de subsídios, o Consórcio Guaicurus move série de processos na Justiça para obter valores estratosféricos.

Enquanto banca time de advogados para tentar se livrar de indenizações a passageiros que se machucam em ônibus e tentar obter ‘no tapetão’ mais recursos públicos, o Consórcio Guaicurus mantém frota sucateada nas ruas.

Neste mesmo processo judicial em que conseguiu ‘na marra’ aumentar o reajuste na tarifa para R$ 4,95, sem apresentar melhorias à população, os empresários do ônibus também pediram alguma outra forma para ‘compensar’ alegado déficit de operações. “Apresentar plano escrito indicando as providências destinadas ao afastamento do déficit tarifário, mantendo-se o sistema sustentável, definindo-se, no citado plano, se para fins de eliminação do déficit, haverá aportes de subsídios complementares e/ou outras formas de financiamento, bem quaisquer outros meios alternativos motivados de solução, aptos a restabelecer o equilíbrio das receitas e despesas da operação dos serviços de transporte”, diz trecho do pedido à Justiça.

No entanto, o pedido ainda não foi analisado.

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