O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou Inquérito Civil para apurar a persistência de maus-tratos ao gado em fazenda em Coxim. O edital foi publicado no Diário Oficial de segunda-feira (24).
Fazendeiro já foi autuado diversas vezes pela prática. A investigação se baseia em relatórios da PMA (Polícia Militar Ambiental), que em quatro visitas à fazenda constatou a situação precária do gado bovino.
A fiscalização constatou com sinais de desnutrição, carcaças de animais mortos e falta de cuidados básicos. O autor foi multado anteriormente em decorrência de outras autuações, porém a medida não foi suficiente para cessar os maus-tratos.
O Inquérito, assinado pelo Promotor de Justiça e titular da 2ª Promotoria de Justiça de Coxim, Marcos André Sant’Ana Cardoso, informou que os animais foram encontrados em situação alarmante, com sinais de desnutrição e desidratação, a ponto de expor a estrutura óssea, sem a disponibilidade de feno ou de pasto e pouca água, além da presença da carcaça de outros animais mortos no local.
A PMA relatou, ainda, que as denúncias referentes ao proprietário da fazenda têm se repetido com certa constância ao longo dos anos, especialmente no período de estiagem.
Relatórios de fiscalização ambiental e autos de infração corroboram as denúncias, descrevendo um cenário de negligência com os animais.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.