Pular para o conteúdo
Transparência

Governo de MS diz que abriu apuração sobre investigação da PF por grilagem de terras da União

Operação da Polícia Federal investiga grilagem de terras da União em Mato Grosso do Sul
Diego Alves -
Equipe da PD durante operação na Agraer nesta quinta (Foto: Henrique Arakaki/Midiamx)

O Governo de , por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), emitiu nota em relação à operação da Polícia Federal que investiga grilagem de terras da União no Estado.

A administração estadual informa que colabora com os trabalhos da Polícia Federal e que ainda não teve acesso aos autos da investigação. A PF deflagrou na manhã desta quinta-feira (8), operação que apura a participação de servidores da Agraer, empresários e fazendeira em esquema de grilagem de terras da União em Mato Grosso do Sul.

A suposta quadrilha estaria agindo na obtenção de áreas situadas dentro do Parque Estadual do Pantanal do , região de fronteira. A investigação apura recebimento de propina por parte dos servidores da Agraer, autarquia estadual vinculada à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), comandada por Jaime Verruck.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Campo Grande e , além do de bens e bloqueio de valores de mais de R$ 3 milhões.

Nove alvos da ‘Operação Pantanal Terra Nullius’ são:

André Nogueira Borges – ex-diretor-presidente da Agraer
Evandro Efigênio Rodrigues – funcionário da Agraer
Jadir Bocato – gerente de Regularização Fundiária da Agraer
Josué Ferreira Caetano – funcionário da Agraer
Mário Maurício Vasques Beltrão, engenheiro cartógrafo – Sócio da empresa Toposat Engenharia Ltda
Bruna Feitosa Beltrão Novaes, engenheira sanitarista e ambiental – sócia da empresa Toposat Engenharia Ltda
Gustavo Feitosa Beltrão, – da Toposat e advogado das áreas cível, imobiliária, agrária, ambiental e empresarial
Nelson Luis Moia – ligado a empresa Toposat Engenharia Ltda
Elizabeth Peron Coelho – empresária e pecuarista

Leia a nota do Governo do Estado abaixo:

O Governo de Mato Grosso do Sul reforça que está acompanhando e colaborando com os trabalhos da Polícia Federal desde o início desta manhã, quando foi deflagrada a operação referente a áreas localizadas no Pantanal. Todavia, ressaltamos que, até o momento, não tivemos acesso aos autos da investigação que trata sobre a regularização fundiária.

Com foco na manutenção da lisura dos processos administrativos referentes ao tema, no âmbito da Agraer já foi determinado abertura de uma apuração interna dos fatos ora em investigação pela PF.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

BDM Digital, empresa do Ecossistema Dakila, estabelece parcerias globais em visita à Stanford Law School

fogo no Pantanal

Ibama autoriza contratação de brigadistas para reforçar ações de prevenção a incêndios florestais em MS

Com risco de ventos de até 100 km/h, Dourados entra em alerta de tempestade

Leão XIV, em 1ª missa, destaca Igreja evangelizadora e temas caros de Francisco

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

VÍDEO mostra ciclista sendo atropelada por carro na Avenida Guaicurus

Últimas Notícias

Mundo

Índia e Paquistão escalam conflito e passam a bombardear alvos militares

Governo da Índia disse ter "neutralizado" o sistema de defesa aérea da cidade paquistanesa de Lahore

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala plantonista em unidades de saúde de Campo Grande

Precisa de médico? A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta sexta-feira (9) escala com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão disponíveis na UPA … Continued

Polícia

Homem tem vísceras expostas após ser esfaqueado durante briga em MS

Briga aconteceu entre o dono da casa e um empregado de uma empresa

Famosos

Confinada há 10 dias, Gretchen ameaça desistir do Power Couple Brasil; entenda

Gretchen perdeu a linha e quase pediu para sair do Power Couple Brasil 7; entenda o que levou à decisão da Rainha do Rebolado