Falta de noção de primeiros socorros de professores de MS entra na mira do MPMS

Caso prefeituras não realizem a instrução dos servidores, inquérito civil pode ser instaurado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
primeiros socorros
Noções básicas de primeiros socorros podem salvar vidas (Reprodução, Freepik)

A Promotoria de Justiça de Dourados instaurou procedimento administrativo para acompanhar o cumprimento da obrigatoriedade das noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de escolas em Dourados e Laguna Carapã.

Lei Federal n. 13.722/2018 tornou obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

Agora, o MPMS mirou nas escolas de Dourados e Laguna Carapã acerca do cumprimento da lei federal. Ainda durante os trâmites da Notícia de Fato, Laguna Carapã informou que já havia feito a solicitação ao Senar e ao Corpo de Bombeiros para a realização do curso entre os servidores da educação.

Já Dourados deixou de responder ao MPMS os esclarecimentos sobre o curso de primeiros socorros. Por isso, o promotor de Justiça substituto, Daniel Pivaro Stadniky, pediu a instauração do procedimento administrativo.

Com isso, as prefeituras terão que se regularizar com os cursos ou o procedimento pode gerar um inquérito civil. A Lei 13.722/2018 foi criada em homenagem ao aluno Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu após se engasgar durante o intervalo da escola, em Campinas (SP).

A repercussão motivou a criação da lei, que procura evitar casos semelhantes por meio da instrução de professores e funcionários, que são a primeira barreira de ajuda dos estudantes.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

Vista aérea de Anaurilândia (PMA, Divulgação)
prefeitura campo grande