O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) abriu um Inquérito Civil para averiguar a falta de abastecimento de água no assentamento Nova Aliança, em Terenos. O edital foi publicado no Diário Oficial do MP desta terça-feira (25).
A Promotoria de Justiça da Comarca de Terenos recebeu uma denúncia sobre o funcionamento do poço de água mais antigo do assentamento. O poço é responsável por atender aproximadamente 40 famílias e a quantidade de água extraída não é suficiente – sendo necessário o racionamento de água.
Além disso, o poço teria sido ‘condenado’ pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em vistoria em 2017 e o mesmo reservatório foi alvo de denúncia no MPMS em 2023. Ao procurar servidor da prefeitura, os moradores teriam sido informados que uma nova instalação seria da Funasa.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
O MPMS chegou a questionar a Prefeitura de Terenos durante as investigações preliminares. Ao órgão ministerial, o prefeito Henrique Wancura Budke (PSDB) disse que foi procurado pelos moradores e que interviu – sem detalhes – para reestabelecer o abastecimento.
O Chefe do Executivo ainda afirmou que tinha proposta de convênio com a Funasa para implantação de Sistema de Abastecimento de Água nos assentamento Nova Aliança e em outros também. Agora, com o inquérito instaurado, o MPMS vai aprofundar as investigações.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.