Pular para o conteúdo
Transparência

Concurso público da Prefeitura de Angélica vira alvo de investigação no MPMS

Procedimento foi instaurado para apurar possíveis irregularidades no certame sobre repetição de questões
Thalya Godoy -
angélica concurso
Prefeitura de Angélica (Divulgação)

O concurso público da Prefeitura Municipal de , a 382 km de , é alvo de investigação no MPMS (Ministério Público de ). Foi instaurado um procedimento administrativo após o recebimento de uma denúncia anônima em 26 de novembro de 2024 sobre as provas aplicadas dois dias antes, em 24 de novembro. 

A banca organizadora é o IBCGP (Instituto Brasileiro de Ciências em Gestão Pública). O edital previa 90 vagas imediatas, além da formação de cadastro reserva. A remuneração variava de R$ 1.344,77 a R$ 7.125,40.

O certame previa vagas para , ensino médio e . A aplicação das provas foi dividida em dois turnos: matutino, para os níveis superior e fundamental, e vespertino, para o nível médio. 

O denunciante relata que as questões de provas em diferentes turnos estavam idênticas, o que teria favorecido os candidatos que fizeram as provas de manhã e à tarde. 

As questões idênticas aplicadas na prova de nível superior (realizada no período matutino) quanto na prova de nível médio (realizada no período vespertino) seriam das áreas de língua portuguesa, atualidades e conhecimentos gerais. 

As questões incluem tópicos sobre a emancipação do município, a Lei de Acesso à Informação e noções de uso do Microsoft Word, entre outros. Diante disso, o autor da denúncia alega que os candidatos que fizeram as provas de manhã e à tarde tiveram vantagens competitivas em relação aos demais candidatos, “configurando um desrespeito às regras estabelecidas no edital e comprometendo a isonomia entre os participantes”. 

“Além disso, a situação acarretou prejuízos significativos à classificação dos candidatos, ferindo os princípios constitucionais da isonomia, da publicidade e da moralidade administrativa. Essas irregularidades não apenas prejudicaram os participantes de forma evidente, mas também comprometeram a credibilidade e a integridade do concurso público, tornando o ato administrativo passível de nulidade”, afirma o denunciante. 

O Midiamax solicitou uma nota sobre o assunto para a Prefeitura de Angélica e para o IBCGP para perguntar sobre o assunto, se haverá anulação das questões, mas até o momento não obteve retorno.

Após a publicação da reportagem, o IBCGP disse que houve abertura de um processo administrativo interno para apuração dos fatos. “Após investigação, constatou-se que, no período vespertino, foram aplicadas aos cargos de nível médio três questões idênticas às aplicadas no período matutino aos cargos de nível superior. Tais questões, todas da disciplina de Legislação, foram identificadas como números 27, 28 e 30 aos cargos de nível médio”, detalhou em nota.

Justificou ainda que “a irregularidade decorreu exclusivamente de um erro material na formatação das provas, visto que este Instituto elabora questões inéditas para todos os certames. Assim que o problema foi identificado, as questões mencionadas foram anuladas, e as medidas necessárias foram adotadas para corrigir os impactos”.

Sobre o andamento, informaram outras medidas adotadas:

  • 20/12/2024 – publicada no site da banca organizadora uma Nota de Esclarecimento, acompanhada do Gabarito Oficial Retificado, com ampla divulgação aos candidatos.
  • 06/01/2025 – foi divulgada a reclassificação para os cargos de nível médio, considerando as alterações realizadas, e foi aberto o prazo para interposição de recursos. O prazo foi amplamente divulgado, garantindo a transparência e o direito de manifestação aos candidatos.

*Matéria alterada às 14h43 de 9 de janeiro de 2025 para acréscimo de posicionamento da parte.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Richard Ríos se desculpa com a torcida do Palmeiras após pedir silêncio em comemoração de gol

Ex-prefeito de Nova Friburgo é condenado por desvios após tragédia

Homem morre cinco dias após sofrer queda de três metros em telhado

Conselho de Ética aprova cassação do mandato de Glauber Braga

Notícias mais lidas agora

David Chita quer se entregar e delação pode mudar rumo de Reinaldo na Vostok

VÍDEO: Perseguição policial termina com tiroteio no São Lourenço

tereza cristina adriane lopes

“Quem está atacando vai ter que engolir”, diz Tereza sobre Adriane Lopes

Patrulha Ambiental da GCM forma 100 novos agentes

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro é surpreendido pelo equatoriano Mushuc Runa e segue zerado na Sul-Americana

A situação do Cruzeiro segue complicada, principalmente na Copa Sul-Americana, competição na qual segue sem vencer. Mesmo jogando em casa, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, acabou surpreendido pelo modesto Mushuc Runa, do Equador, e acabou derrotado por 2 a 1. Orejuela colocou o time equatoriano na frente logo aos 29 minutos de jogo. Já … Continued

Esportes

Flamengo é superado no Maracanã e Central Córdoba tem vitória histórica na Libertadores

Fim da invencibilidade do técnico Filipe Luís

Sem Categoria

Preços dos alimentos cairão mais nas próximas semanas, diz ministro

Governo está começando a colher os resultados de medidas tomadas

Trânsito

Motorista que atropelou e matou motociclista se apresenta em delgacia e fica em silêncio

O acidente aconteceu no cruzamento das ruas São José com a José Pereira Sobrinho