Pular para o conteúdo
Transparência

Compra de carnes estimada em até R$ 6 milhões é suspensa em Nova Andradina

Prefeitura de Nova Andradina previa a compra de carnes congeladas para alimentar estudantes de 25 escolas. TCE-MS apontou irregularidades em licitação
Humberto Marques -
Compra de carnes congeladas visa a abastecer 25 escolas de Nova Andradina (Carne Nelore, Divulgação)
Compra de carnes congeladas visa a abastecer 25 escolas de Nova Andradina (Carne Nelore, Divulgação)

Licitação convocada pela Prefeitura de Nova Andradina – a 300 km de –, visando à compra de carnes para a alimentação escolar, acabou suspensa por ordem do (Tribunal de Contas do Estado de ). Liminar assinada pelo conselheiro Leandro Lobo Ribeiro Pimentel paralisa o certame diante de irregularidades em seu edital.

Assinada na quinta-feira (3), a liminar integra a edição desta sexta (4) do Diário Oficial da Corte.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A decisão partiu de controle prévio realizado pela Divisão de Fiscalização e Educação do TCE-MS no edital do pregão eletrônico 16/2025. Por ele, pretende-se efetuar a compra de carnes congeladas para a alimentação escolar em 25 unidades de ensino. A estimativa é de se gastar até R$ 6.040.080 na aquisição. O pregão ocorreria às 8h (de MS) do dia 10 de abril.

Análise sobre a licitação para compra de carnes apontou 3 problemas principais. Eles incluem a necessidade de revisão de item do Estudo Técnico Preliminar; divergência de prazos para substituição de itens recusados entre o estudo, Termo de Referência, Edital e Minuta de Contrato; e restrição à competitividade.

Esta última, por sua vez, ocorre em 2 situações. São elas: exigência de comprovação de plano de recuperação judicial das concorrentes e de laudo bromatológico na apresentação das propostas.

Licitação para compra de carnes restringiria competitividade

Pimentel, em sua decisão, explicou que o estudo técnico-preliminar deve prever treinamentos periódicos para garantir a segurança alimentar e operacional dos servidores que vão manusear as carnes adquiridas. Isso porque pode haver rotatividade de pessoal. Além disso, os prazos de substituição de itens recusados demandam uniformização – há diferentes tempos para substituição conforme a etapa do certame.

O conselheiro ainda apontou que a compra de carnes não demanda exigência de comprovação de plano de recuperação judicial dos concorrentes. Esta, aliás, não está prevista na nova lei de licitações. “A legislação vigente permite que empresas em recuperação judicial participem de licitações, desde que demonstrem viabilidade econômica por meio de coeficientes e índices previstos no edital”.

Por fim, a apresentação do laudo bromatológico, emitido por laboratório credenciado, no momento da proposta, deve ser uma obrigação exigida apenas da vencedora da licitação. Isso porque a compra de carnes congeladas ocorrerá durante a execução contratual, sob demanda, ao longo do ano letivo. Tal cláusula geraria restrição indevida à competitividade e custos desnecessários aos participantes.

O conselheiro emitiu cautelar para suspender o pregão eletrônico, sob pena de multa de 500 Uferms ao Leandro Ferreira Luiz Fedossi, com comprovação de cumprimento em 5 dias. A Prefeitura de terá o mesmo prazo para apresentar justificativas quanto a adequação ou regularidade dos itens contestados.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
trump

Conselheiros de Trump dizem que mais de 50 países entraram em contato para negociar tarifas

Com 69,41 % dos votos, Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos

Trabalhador é socorrido após cair em fosso de 8 metros em fazenda de MS

Projeto itinerante de teatro leva espetáculos gratuitos a cidades da fronteira de MS

Notícias mais lidas agora

Concessionária é condenada a indenizar motorista por acidente na BR-163

Com 69,41 % dos votos, Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos

Operário volta a vencer o Ivinhema e consagra bicampeonato no Estadual

Investigado por quatro estupros no Paraná, homem é preso em MS

Últimas Notícias

Trânsito

Tentativa de ultrapassagem deixa mortos e crianças feridas na BR-060

Um dos veículos envolvidos pegou fogo após colisão

Esportes

Operário volta a vencer o Ivinhema e consagra bicampeonato no Estadual

Placar agregado dos jogos de ida e volta no Estadual somaram 2 a 0 para o Galo

Política

‘Vamos cuidar melhor da saúde’, diz Hélio sobre prioridade em Paranhos

Prefeito interino venceu as eleições de Paranhos por 69,41% neste domingo

Cotidiano

Parque, fazendinha e show na Expogrande atraem dezenas de famílias

Jota Quest é atração gratuita do domingo