Pular para o conteúdo
Transparência

Claudinho Serra está em presídio ‘famoso’ por abrigar acusados de corrupção no Noroeste

Político terá direito a visita aos domingos
Gabriel Maymone -
Claudinho Serra está em presídio no Noroeste. (Reprodução)

Preso pela segunda vez, o ex-vereador de Campo Grande Claudinho Serra () está em uma cela do Centro de Triagem “Anísio Lima”, no complexo prisional do Noroeste, saída para .

O presídio é conhecido em Campo Grande por abrigar acusados de , principalmente políticos. O local é o mesmo que Serra ficou da primeira vez que foi preso, em abril do ano passado.

O político está detido desde quinta-feira passada (5), quando o Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao ) deflagrou a 4ª Fase da Operação Tromper, que aponta o tucano como o chefe do esquema que desviou milhões dos cofres públicos de , quando atuou como secretário de Fazenda durante a gestão da sogra, a ex-prefeita Vanda Camilo.

Homens envolvidos em desvios na SED (Secretaria Estadual de Educação) durante a gestão do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) também ficaram por lá, como o ex-adjunto, Edio Antonio.

‘Hospedado’ no presídio, Claudinho está submetido a algumas regras, como receber até dois visitantes aos domingos, entre 9h e 15h30, e receber até dois quilos de alimentos das visitas, por exemplo.

Preso junto de Claudinho, Carmo Name foi levado para o Presídio de Trânsito. Além deles, foi preso o empreiteiro Cleiton Nonato Correia, da GC OBras.

Conforme decisão do juiz de Sidrolândia, Bruce Henrique dos Santos Bueno Silva, os três são acusados pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Na sentença, o magistrado pontua que a prisão é necessária para ‘garantia da ordem pública’.

O Gaeco aponta o político do PSDB como o ‘chefe’ do esquema. Ele foi secretário de Fazenda no município, durante gestão da sogra, a ex-prefeita Vanda Camilo.

Prisão de Claudinho Serra

claudinho serra
Claudinho Serra saiu do prédio em viatura descaracterizada. (Helder Carvalho e Arquivo, Jornal Midiamax)

O ex-vereador Claudinho Serra (PSDB) é um dos alvos dos mandados de prisão e de busca e apreensão. Ele foi preso em seu apartamento na manhã de quinta-feira (5), em prédio de luxo no Jardim dos Estados, em Campo Grande.

Claudinho chegou a ir para a prisão na 3ª fase, em abril de 2024, ficou 23 dias em reclusão e saiu com tornozeleira eletrônica. Entretanto, a defesa dele, feita pelo advogado Tiago Bunning, alega que não existem motivos para uma nova prisão.

“Está sob monitoramento eletrônico, fazendo uso de tornozeleira desde 26/04/2024, ou seja, há 14 meses. Neste período, não foi comunicada a prática de crime e não houve violação das medidas cautelares. Não existem motivos para nova ordem de prisão”, diz nota.

✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

4ª fase da Operação Tromper

O MPMS deflagrou a nova fase da operação após investigação descobrir que o esquema criminoso chefiado por Claudinho continuou mesmo após as fases anteriores.

Assim, essa nova etapa visa ao aprofundamento das investigações, que miram em fraudes em licitações e contratos administrativos da Prefeitura de Sidrolândia.

Além disso, são contratos milionários com empresas atuantes no ramo de engenharia e pavimentação asfáltica. Os contratos já identificados e objetos da investigação alcançam o montante aproximado de R$ 20 milhões.

Entretanto, o grupo apurou que a organização criminosa permaneceu ativa mesmo após a deflagração das operações anteriores e a aplicação de medidas cautelares.

Nessa nova fase, foram reunidos diversos elementos que comprovam o pagamento de enormes quantias de propina a agentes públicos. Ainda, os crimes de ocultação e dissimulação da origem ilícita de valores provenientes dos crimes antecedentes também foram descobertos.

As novas ‘batidas’ do braço investigativo do MP acontecem dois anos após a Tromper; ou seja, de lá para cá, foram três fases da operação, que revelou esquema de desvios milionários em contratos públicos na Prefeitura de Sidrolândia.

Claudinho Serra ocupou cargo de secretário de Fazenda, durante a gestão da sogra, a ex-prefeita Vanda Camilo. Faziam parte do grupo empresários e servidores, além do político.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após pressão de CPI, Consórcio Guaicurus deve contratar seguro de veículos

Motor de geladeira pega fogo e casa fica parcialmente destruída após incêndio em Corumbá

Ação social visa oferecer vagas de emprego para egressos e familiares em Campo Grande

vereadora

MPMS arquiva denúncia contra fiscalização de vereadora em UPAs de Dourados

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Dengue: 50 mil crianças e adolescentes não tomaram as duas doses da vacina na Capital

Últimas Notícias

Famosos

Solteira, Virgínia Fonseca recebe caminhão de flores de cantor comprometido

Virgínia Fonseca deu o que falar ao mostrar que recebeu um caminhão de flores de um cantor sertanejo comprometido; entenda o que rolou

MidiaMAIS

Veio morar? Atriz Cláudia Ohana desembarca em Mato Grosso do Sul; saiba o motivo

"Vou juntar duas coisas maravilhosas, cinema e natureza", declarou a artista sobre a vinda ao Estado

Polícia

Pistoleiro ferido em tiroteio na fronteira permanece em UTI e sob custódia da polícia

As autoridades paraguaias prenderam oito pessoas, após encontrar balaclavas, coletes à prova de balas com nomes da Senad e armas de fogo

Política

‘Trad é família e não seita’, defende Fábio ao anunciar apoio a Lula em 2026

Ex-deputado explicou em um vídeo postado nas redes sociais que cultivar diferenças mantendo respeito faz parte da criação dada a eles pelos pais