Pular para o conteúdo
Transparência

Crescimento do setor industrial faz prefeitura de MS decretar necessidade emergencial na Saúde

Município anunciou a contratação de médicos temporários para suprir necessidade emergencial na Saúde, decorrente da demanda maior vinda dos trabalhadores de indústrias
Humberto Marques -
Compartilhar
Prefeitura de Sidrolândia decretou necessidade emergencial na Saúde com maior demanda de serviços (Henrique Arakaki, Midiamax, Arquivo)
Prefeitura de Sidrolândia decretou necessidade emergencial na Saúde com maior demanda de serviços (Henrique Arakaki, Midiamax, Arquivo)

A Prefeitura de Sidrolândia – a 72 km de Campo Grande – decretou necessidade emergencial na Saúde Pública e visa a contratar, de forma temporária, profissionais para o setor. A medida tem como justificativa o aumento na demanda por serviços, decorrente do fluxo de trabalhadores nas indústrias locais.

O decreto municipal 66, assinado pelo prefeito Rodrigo Basso (PL), reforça a necessidade de contratações temporárias para suprir a demanda na Rede Municipal de Saúde. Conforme o dispositivo, aumento significativo no fluxo de pessoas para atenderem às indústrias locais gera “maior demanda por serviços médicos na rede pública municipal, especialmente nos atendimentos ambulatoriais, emergenciais e preventivos”.

Além disso, o dispositivo sobre a necessidade emergencial se ampara na nova lei de licitações para dispensar os processos de contratação em situações de emergência. Isso “quando caracterizada a urgência de atendimento de situações que possam ocasionar prejuízo ou comprometer a continuidade do serviço público”.

Ainda conforme o decreto, a contratação de serviços médicos adicionais se faz necessária “para evitar o colapso da rede pública de saúde e assegurar o atendimento à população de Sidrolândia e aos trabalhadores e familiares oriundos do aumento da atividade industrial na região”. Assim, espera-se manter a qualidade no atendimento do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e CEM (Centro de Especialidade Médica).

Neste caso, frisou-se “a urgência no atendimento a usuários com transtornos mentais graves e persistentes, especialmente em situações de crise”.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Necessidade emergencial prevê contratos por até 180 dias

Com isso, declarou-se situação de necessidade emergencial na Rede Pública de Saúde de Sidrolândia. O aumento da demanda decorrente do fluxo maior de pessoas ligadas às indústrias comprometeria “a continuidade e a eficiência do atendimento à população”.

Assim, a prefeitura adotará a contratação emergencial de serviços médicos com inexigibilidade de licitação para atender a demandas excepcionais.

Os contratos na situação de necessidade emergencial terão prazo máximo de 180 dias consecutivos. Além disso, seguirão alguns objetivos. Entre eles, suprir a carência de médicos e impedir a interrupção ou ineficiência dos serviços, garantindo assistência contínua à população.

Os médicos lotados no Caps e no CEM receberão de acordo com a produção apresentada, “auditada, processada e validada em conformidade às normas técnicas de auditoria”. Na UPA, os pagamentos decorrerão da escala de plantões realizados, “devidamente atestados pelo Médico Coordenador, responsável técnico pela unidade”.

O encaminhamento dos processos de contratação prometem seguir princípios da nova lei de licitações. Eles incluem a impessoalidade (com adoção de critérios objetivos na seleção), transparência (publicação de todos os atos administrativos e disponibilidade para consulta pública) e economicidade (melhores custos e condições técnicas).

Caberá à Secretaria Municipal de Saúde elaborar justificativa técnica detalhada para cada contratação. Isso inclui a indicação da situação de emergência e seus efeitos na Saúde, quantidade de profissionais e especialidades demandadas e impacto das admissões temporárias no serviço. O decreto de Rodrigo Basso consta na edição de quarta-feira (22) do Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados