Pular para o conteúdo
Transparência

Após liberdade de ex-secretário, Justiça nega ‘devolver’ ação por corrupção para juiz de Terenos

Defesa de acusado conseguiu levar processo para uma vara criminal de Campo Grande
Gabriel Maymone -
Compartilhar
Investigação do MPMS revelou esquema de corrupção na gestão do PSDB em Terenos (Nathália Alcântara, Jornal Midiamax)

Após conceder HC (Habeas Corpus) para colocar em liberdade o ex-secretário de Obras acusado de comandar a ‘farra das empresas convidadas’ em Terenos, Isaac Cardoso Bisneto, a Justiça negou pedido do MPMS (Ministério Público de MS) para devolver a ação para o juiz do município.

Isso porque, além de conceder liberdade ao ex-secretário, os desembargadores da 3ª Câmara Criminal do (Tribunal de Justiça de MS) declararam o juízo da Vara de Terenos incompetente para comandar o caso.

Assim, a defesa de Isaac alegou que a operação que revelou o esquema de na cidade localizada a 30 km de teve participação do Gecoc (Grupo Especial de Combate a Corrupção) e que casos envolvendo grupo que combatem corrupção devem ser apreciados por uma das seis Varas Criminais de Campo Grande.

Diante da decisão, o MP recorreu para devolver o processo ao juiz de Terenos e, consequentemente, ao promotor de Justiça que comandou o caso. No entanto, o pedido foi negado pelo vice-presidente do TJMS, desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho.

A manobra tem sido adotada por advogados que defendem investigados em casos de corrupção em Mato Grosso do Sul. O mesmo ocorreu com a operação Laços Ocultos, que apontou o ex-vereador do , Valter Brito da Silva, como operador de desvios em .

Já a Operação Tromper também sofreu esse mesmo pedido, mas o caso permaneceu na Vara Criminal de Sidrolândia.

isaac corrupção secretário de obras
Isaac Cardoso Bisneto foi preso em 13 de agosto (Montagem: Nathália Alcântara, Jornal Midiamax / detalhe do ex-secretário Isaac, Reprodução redes sociais)

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Isaac ganha liberdade e sai da prisão com tornozeleira

Preso desde o dia 13 de agosto do ano passado, em meio a uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) com suspeita de vazamento, o ex-secretário de obras de Terenos, Isaac Cardoso Bisneto, teve pedido de liberdade concedido pela Justiça.

Conforme decisão do juiz Valter Tadeu Carvalho, proferida na tarde de quarta-feira (19), Isaac deverá deixar a prisão mediante três medidas cautelares: não frequentar a prefeitura de Terenos, não ter contato com outros acusados, não se ausentar por mais de oito dias de casa sem autorização judicial e manter endereço atualizado.

Caso descumpra alguma medida, a prisão pode ser decretada novamente.

Apesar de o MPMS (Ministério Público de MS) apontar que o ex-secretário continuou influente na prefeitura mesmo após sua exoneração, o magistrado não determinou o uso de tornozeleira eletrônica.

“Quanto à questão de influência de Isaac Cardoso Bisneto perante a Secretaria de Obras mesmo após sua exoneração, o que foi apontado em decisões anteriores de forma justificada, entendo, neste momento, que devem ser oportunizadas ao réu as medidas diversas da prisão consistentes em afastamento da Prefeitura local, bem como do Secretariado e dos demais acusados”, diz trecho da decisão.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados